Associação Amigos do Conservatório promove Recital Folclórico

Liederabend - cartazUma noite de música e poesia é o que propõe o Recital Liederabend, promovido pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, no dia 13 de outubro, às 20h, na Bibliotheca Pública de Pelotas. A entrada é gratuita.

Com obras de Johannes Brahms (1833-1897) e Antonín Dvořák (1841-1904), a soprano Fernanda Miki e o pianista Patrick Menuzzi, acadêmicos do curso de Bacharelado em Música da UFPel, levarão o público a um passeio pela intensa produção literária e musical germânica e eslava no final do século 19.

Os temas folclóricos alemães, ciganos, tchecos e eslovacos, distribuídos em quatro opus que datam desde 1854 à 1888, dialogam estilisticamente nestas que são produções essencialmente camerísticas. Totalizando uma hora de recital, o programa inicia com o opus 10 de Brahms – Balladen (1854) – com a peça número 1 para piano solo, baseada em um antigo conto escocês chamado Edward, que versa sobre o personagem homônimo, um assassino; e sua mãe.

Seguido por um ciclo de canções – Fünf Lieder (1885-1888) – op. 106 do mesmo compositor, sobre cinco poemas alemães. Após um breve intervalo, viajamos até o leste europeu e mudamos o idioma. No opus 73 de Dvořák – V Národním Tónu (1886) – somos apresentados ao cotidiano tcheco e eslovaco em quatro canções folclóricas; findando com o opus 55 – Cigánské Melodie (1880) – do mesmo compositor, baseado em sete poemas sobre o folclore cigano.

O título Liederabend nos remete aos anos 1800, quando musicistas e amantes da música se reuniam em suas casas enquanto um, ou mais, cantores interpretavam as canções dos compositores da época. No ambiente da música erudita, estas canções são chamadas de Art Songs e as canções alemãs são conhecidas como Lieder. Na Alemanha, a grande época das canções foi o século 19. Alemães e austríacos já compunham músicas para voz e piano antes disso, mas com o desabrochar da literatura alemã, nas eras Clássica e Romântica, estes compositores encontraram grande inspiração na poesia e deram início ao gênero conhecido como Lied.

O evento tem a colaboração de Jonas Klug e apoio do Buffet e Lancheria Mendes, Candy Store, Restaurante Rincão Nativo, Academia Keep Training, Café Kalddi, Universidade Federal de Pelotas e Bibliotheca Pública Pelotense.

Serviço:
O que: Liederabend – recital de canto e piano
Quando: 13 de outubro, às 20h
Onde: Bibliotheca Pública de Pelotas
Quanto: Entrada gratuita

Publicado em 24/09/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Conservatório de Música.