UFPel sedia Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

DSC_0116A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está sediando a 58ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) – Regional Sul. Nos dias 23 e 24, representantes de oito universidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estarão reunidos no Lyceu para discutir desafios e avanços da área.

Estarão em foco temas como a realidade nacional e expectativas para a Assistência Estudantil, financiamento – situação e perspectivas – do segmento, apresentação do Sistema de Gestão Acadêmica COBALTO da UFPel e políticas de acompanhamento dos cotistas. Integra a programação, também, a eleição da gestão 2015/16 e a elaboração de contribuições da Regional Sul para o Fórum Nacional.

De acordo com a coordenadora da Regional Sul, pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná, Rita de Cássia Lopes, os desafios se apresentam mais fortes neste ano, dado o contexto do país, que apresenta tanto cortes orçamentários quanto a ampliação do acesso a instituições de ensino superior. O encontro, segundo ela, é o momento para trocar experiências e traçar perspectivas a fim de chegar ao fim do ano da maneira mais favorável possível. “Embora o panorama não nos dê muitas garantias, precisamos ter a melhor situação para assegurar a permanência do aluno”, disse, ressaltando que isso não significa apenas benefícios financeiros, mas representa todo o aparato integrado necessário para essa continuidade com qualidade – como suportes esportivo, cultural, de lazer e de necessidades básicas. “É uma atividade bastante desafiadora. Temos [os participantes do Fórum] um entendimento de gestão similar, o que garante uma proximidade que permite ao grupo trabalhar em sintonia para essa missão”.

DSC_0103A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel – e vice-coordenadora Regional Sul -, Ediane Acunha, como anfitriã do encontro, saudou os participantes na abertura, destacando a pauta de trabalho. Presente também na solenidade, a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, salientou as discussões semanais no Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) que envolvem as questões de permanência estudantil.

A nova conformação acadêmica, científica e cultural das universidades, estimuladas pela expansão e oportunidade de acesso ao ensino superior a setores que historicamente não tinham condições de ascender a esse patamar foi mencionada pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino. “Há uma riqueza de pautas e uma responsabilidade para que não seja apenas uma questão de acesso, mas de permanência”, disse.

O reitor relatou aos presentes a nova política da UFPel,  que contempla o ingresso específico para quilombolas e indígenas. Além disso, destacou o compromisso das universidades com a educação básica, no preparo ao estudante para chegar ao ensino superior. Ao mesmo tempo, o reitor falou sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que propõem a cobrança de taxas em cursos de especialização e mestrado profissional. “Estamos vivendo hoje um momento forte de disputa. O avanço das políticas está em xeque. Há abertura para propostas que podem desconfigurar a universidade pública que custou tanto construir”, pontuou. Segundo ele, o trabalho conjunto em espaços como o FONAPRACE é fundamental para definir o futuro do Brasil. “É um momento conturbado no cenário nacional, mas importante para que o avanço da cidadania e a conquista dos direitos sociais se garantam como políticas de estado que nos permitam avançar como universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Veja a programação do encontro:
Credenciamento
Mesa de Abertura – Coordenação Regional do FONAPRACE, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Reitor da UFPel, Representante SENCE, Representante DCE-UFPel
Mesa – Assistência Estudantil – Realidade Nacional e Expectativas – Vilmar/FURG – João Batista/UFSM
Movimento de Casa de Estudantes
DCE
Tarde
14h – Recursos de apoio ao trabalho técnico – Apresentação do Sistema de gestão acadêmica COBALTO – Equipe de TI da UFPel
15h30 – Equipes das PRAEs – Composição – Vanessa/UTFPR
– Apresentação de cada IFES
– Avaliação das necessidades
17h – Encontro das Equipes Técnicas das PRAE – encaminhamentos para a proposta do último regional – Elias/UNILA

8h30 – Financiamento da AE – situação de 2015 e perspectivas – Rita/UFPR
10h – Ações Afirmativas – Políticas de Acompanhamento dos Cotistas
Apresentação da CAPE-UFPel – Rogério/Georgina
Visita ao Campus Capão do Leão
Tarde
Eleição da gestão 2015/16
Contribuições da Regional Sul para o Fórum Nacional

Publicado em 23/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.