UFPel reúne coordenadores do Pacto pela Alfabetização

Aconteceu nos dias 21 e 22 a primeira reunião com os Coordenadores Locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, reunindo na UFPel mais de 60 municípios gaúchos participantes do PNAIC, encontro que foi coordenado pelo professor Antonio Mauricio Medeiros Alves, coordenador geral do programa na Universidade, e pelas professoras Marta Nornberg e Mara Rejane Vieira Osório, coordenadoras adjuntas. A segunda reunião contemplará os demais coordenadores, em número superior a 90, e acontecerá em Porto Alegre, na próxima semana.

Entre as questões discutidas foi destacada a importância do Fórum dos coordenadores gerais das IES e a carta aberta a comunidade esclarecendo sobre a importância do programa. O Fórum do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, composto por 42 universidades públicas (tanto federais como estaduais) é um elo entre as Universidades participantes do programa em todo Brasil e se tornou um espaço de interação, comunicação e reflexão sobre a alfabetização.

Tem como objetivos proporcionar debates e discussões que buscam aprimoramento desse tema em todo território nacional; unificar e esclarecer aspectos pedagógicos e administrativos da política educacional, observando os desafios em cada região brasileira e discutir a formação continuada de professores alfabetizadores, tema que precisa de mais atenção por parte de professores da educação básica, do ensino superior e de autoridades do governo.

Confira a Carta elaborada no evento em    http://ccs2.ufpel.edu.br/publicar_noticia/arquivos/9411093-cartaabertaemdefesadopactonacionalpelaalfabetizaÇÃonaidadecerta.pdf .

Publicado em 23/09/2015, na categoria Notícias.