Segunda noite da Siepe tem lançamento do Espaço Docente e debate sobre novas diretrizes de formação

A segunda noite da 1 ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPel, nesta terça-feira (22), no auditório do Centro de Artes, foi de lançamento do Programa Espaço Docente, da Pró-Reitoria de Graduação, e de discussão sobre as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação docente.

DSC_5794O Programa Espaço Docente objetiva promover a reflexão crítica sobre a ação profissional da docência, fomentar a discussão das práticas pedagógicas, proporcionar troca de experiências, estimular estudos e pesquisas e debater novas tecnologias. Tudo isso será feito incentivando a reflexão entre os docentes.

Os eixos temáticos serão Metodologia de Ensino, Avaliação, Relação Professor Aluno; Currículo, Diversidade e Estruturas e Normas Acadêmicas. Serão quatro programas dentro do programa geral: Espaço Docente Convida, com palestras; Espaço Docente Oficina Pedagógica; Espaço Docente Debate e Espaço Docente Virtual, pelo AVA Moodle.

O público-alvo são todos os servidores, docentes e técnico-administrativos, e especialmente os professores ingressantes, que deverão cumprir, durante o estágio probatório, pelo menos 40 horas de atividades presenciais e virtuais do Programa Espaço Docente.

O Programa visa proporcionar um ambiente de aprendizagem, de troca de experiências e intercâmbio de práticas e saberes docente, disse o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, na apresentação do Programa, na Siepe.

Para a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, o Programa propiciará uma discussão sobre as questões que envolvem o dia-a-dia docente. Já o reitor Mauro Del Pino considerou, ao público presente na segunda noite da Semana Integrada, que o Programa abordará, de diferentes formas, o fazer pedagógico, contribuindo para qualificá-lo na UFPel.

Contatos pelo mail prg.coordenacaodeensino@gmail.com .

Palestra

DSC_5829Como parte do começo das atividades do Programa, a segunda palestra da Siepe abordou A Formação de Professores no Ensino Superior: novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior, com a professora da Unicamp Helena Costa Lopes Freitas.

A professora começou sua fala recordando a questão sobre a formação de professores “quem educa os educadores?”, pergunta lançada por Paulo Freire. Para Helena Freitas, a formação docente é um desafio no país, configurando-se a educação como um grande dilema.

“Os debates na Universidade devem gerar ações e intervenções, propondo mudanças de rumo nas políticas educacionais”, preconizou. As diretrizes são muito novas, lembrou a professora Helena, foram publicadas em junho deste ano, assim ela recomenda o estudo e o debate dos textos a todos.

Ciclo

O Ciclo de Palestras da Siepe prossegue até a sexta-feira (25), no Auditório do Centro de Artes, sempre às 19h30min. Nesta quarta o tema será a “A regulação da ética na pesquisa: subsídios para o debate e a discussão nas Ciências Humanas e Sociais”, com a professora Mônica de La Fare, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na quinta-feira (24), um painel abordará a Creditação Curricular, em uma mesa composta pelos pró-reitores acadêmicos da UFPel, Álvaro Hypólito, de Graduação, Denise Bussoletti, de Extensão, e Luciano Agostini, de Pesquisa e Pós-Graduação. Na sexta-feira (25), a temática Extensão será trazida pela vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Joana Angélica Guimarães da Luz, que abordará o “Encontro de Saberes”.

Os interessados em participar das atividades do Ciclo de Palestra podem fazer a inscrição no momento. Aqueles que tiverem mais de 75% de presença ganharão certificado de 20 horas.

Publicado em 23/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.