Teresina (PI) recebe defesas de TCC de curso a distância da UFPel

1Teve início nesta terça-feira (22), na cidade de Teresina, a sessão pública de defesas dos Trabalhos de Conclusão (TCC) do curso de especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Estão sendo apresentados os TCCs dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Piauí. Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Teresina, ao longo dos dias 22 e 23 de setembro, serão 87 defesas. Na etapa de defesas do mês de setembro, incluindo as apresentações que ainda ocorrerão em Natal e em Pelotas, serão 335 defendidos.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os estudantes a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, com a finalidade de planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população.

A coordenadora do curso, Anaclaudia Gastal Fassa, durante a mesa de abertura, ressaltou a forte relação da especialização da UFPel com o serviço público, destacando a proposta pedagógica, fortemente baseada na realidade das UBS onde os estudantes atuam profissionalmente. O representante do PMMB no Piauí, João Vitor Barbosa, destacou o quanto as intervenções dos estudantes do curso da UFPel têm impactado na ABS nos municípios atendidos pelo PMMB. Ele mencionou as trocas de experiências que vem sendo implementadas, procurando disseminar as boas práticas em termos de aumento de cobertura e melhora da atenção.

Todas as defesas transmitidas ao vivo pela internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso.

Publicado em 22/09/2015, na categoria Notícias.