Depoimentos reforçam importância da 1ª Semana Integrada

Buscando a integração das três áreas presentes no meio acadêmico, nesta segunda-feira (21) teve inicio a 1ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal de Pelotas. Ocorrendo durante toda a semana, o evento propõe reforçar a indissociabilidade destas três áreas dentro da Universidade. O Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o Encontro da Pós Graduação (Enpos) e o Congresso e Ensino da Graduação (CEG) ocorrem com apresentações simultâneas, proporcionando a interação entre os participantes do evento.

ENTREVISTADOS 02 - img 001Os estudantes Igor Eichholz e Camila Garcia, do curso de Arquitetura, fazem parte dos voluntários que ajudam na organização do evento. Ambos, que também irão apresentar trabalhos, destacam o aprendizado adquirido. “Ao apresentar temos a oportunidade de ter este retorno dos avaliadores, que normalmente são de outras áreas e contribuem com outro olhar”, conta Camila. Os dois enfatizam ainda que ajudar na construção da Siepe oportuniza o contato dos estudantes com outras áreas da Universidade.

ENTREVISTADOS 03 - img 002-1As alunas do curso de enfermagem Daniele Luersen e Ane Hernandes, do 7° semestre, também ressaltam a importância do evento na vida acadêmica do aluno, pois, é possível ter o contato com pesquisas devolvidas nos cursos de mestrado, por exemplo. Isto ajuda a pensar quais caminhos seguir após o fim da graduação. “Apresentar e assistir os trabalhos da semana integrada nos ajuda a pensar e buscar o crescimento após a graduação dentro da própria universidade”, relata Daniele.

ENTREVISTADOS 04 - img 001Quem já está na vida acadêmica há mais tempo também percebe a importância em participar do evento. A mestranda do curso de veterinária Fernanda Krug (de óculos), que irá apresentar trabalho no Enpos, conta que durante a graduação não teve esta oportunidade no lugar onde estudava, e fica feliz em ter esta chance agora na UFPel. Ela ainda ressalta as possibilidades que uma mesma pesquisa possui de estar presente no evento em diferentes áreas. “Em nossos grupos de pesquisa há alunos da graduação, mestrado e doutorado. Então, trouxemos para o Siepe resultados em todos os eventos”, conta.

ENTREVISTADOS 07 - img 002Os projetos desenvolvidos com a comunidade também estão presentes. Através do CEC, trabalhos desenvolvidos em programas de extensão são apresentados. Aline Mota, estudante do curso de Museologia e bolsista do projeto do Museu do Doce conta que, apesar do nervosismo, é muito importante prestar conta deste trabalho desenvolvido durante o ano. “O pessoal que trabalha no evento nos deixou bem à vontade, os comentários de avaliação nos ajudam bastante”, destaca. A estudante ainda acrescenta que poder assistir os trabalhos de outros cursos ajuda em suas pesquisas.

ENTREVISTADOS 08 - img 005As avaliadoras Marisa Degasperi, Samantha da Silva e Cristiane Nunes relatam que tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade as pesquisas apresentadas geram resultados. Através dos relatos é possível identificar o quanto alguns alunos realmente se identificam com a pesquisa, o ensino e a extensão, utilizando deste aprendizado futuramente. “Quando o estudante mostra emoção ao apresentar, conseguimos perceber que de fato ele entendeu o papel da extensão na vida em universidade”, afirma Marisa.

As apresentações dos trabalhos ocorrem durante os dias desta semana, sendo realizadas palestras à noite. O credenciamento pode ser feito durante os dias do evento, pela manhã das 8h às 11h50 e à tarde das 13h30 às 15h30. Para saber mais sobre a programação acesso o site http://www2.ufpel.edu.br/siepe/.

Publicado em 21/09/2015, na categoria Notícias.