II Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro aconteceu o II Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, o IV Encontro Sul-Brasileiro da ANCP, o VIII Seminário do PIDI HE UFPel e a I Jornada da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos UFPel. Ao total, foram 20 palestrantes de diversos lugares do Brasil, Uruguai e Argentina que abordaram os diversos ramos desse cuidado.

Tratando de um tema ainda em desenvolvimento no Brasil, cuidados paliativos são definidos pela Organização Mundial da Saúde como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, e foi abordado durante o congresso de diferentes perspectivas. Esse tipo de cuidado à saúde foca na atenção geral, avaliando e controlando não somente a dor, mas todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

O objetivo do evento foi discutir o ramo em diversos ambientes de atenção à saúde, socializando práticas integrais de cuidados paliativos. “Ficamos felizes do Hospital Escola sediar mais uma vez o congresso, pois isso irá acrescentar muito ao nosso conhecimento do assunto, percebendo a importância das equipes multiprofissionais”, apontou a superintendente do Hospital Escola, filial Ebserh, e coordenadora do evento, Julieta Fripp. O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, em sua fala na abertura do evento, salientou a importância do trabalho feito no HE, sabendo do caráter inovador nos cuidados paliativos na instituição, “esse tema deve fazer parte da formação acadêmica dentro da universidade, tratando o assunto como parte fundamental do cuidado à saúde, contribuindo para que haja políticas públicas sobre essa abordagem”, comentou Del Pino.

Com a temática “Modelos de Atenção e a Integralidade do Cuidado”, abordagens pontuais foram surgindo nos dois dias de congresso, como discussões sobre cuidados paliativos em pediatria, geriatria, oncologia e em outras enfermidades que também requerem atenção. Maria Goretti Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), demonstrou admiração com o que está acontecendo na cidade. “A liga demonstrou grande interesse e entusiasmo em cuidados paliativos, e as escolas de medicina necessitam incluir essa disciplina no currículo. Nesse congresso, vejo que o que estamos construindo há 10 anos está se concretizando aqui em Pelotas”, observou a presidente.

Compareceram ao evento cerca de 300 pessoas dos mais diferentes setores da saúde, assistindo palestras sobre a atuação de médicos, nutricionistas, enfermeiros e também de questões espirituais que envolvem o fim da vida. Também foi feita uma visita técnica ao Centro Regional de Reabilitação e Atenção Paliativa, que ainda está em obras, e lançada a campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos (que acontece no dia 10 de outubro desse ano) que tem como temática “Vidas Escondidas, Pacientes Ocultos”, buscando novas políticas públicas de cuidados paliativos no Brasil, país que conta com atenção domiciliar em apenas 320 municípios.

O II Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, o IV Encontro Sul-Brasileiro da ANCP e o VIII Seminário do PIDI HE UFPel aconteceram no Hotel Jacques Georges Tower, e a I Jornada da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos UFPel ocorreu na noite do dia 10 de setembro no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. A realização do evento foi feita pela Universidade Federal de Pelotas, Hospital Escola, Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos; patrocinado pela Lifemed, Extractus Manipulação e Cosméticos e UNIMED; apoio GABAMED e Café Armazém.

Publicado em 18/09/2015, na categoria Notícias.