24 Frames de Literatura volta às atividades neste sábado (19)

11053323_734870499951438_2439918890253852243_nO cineliteratura 24 Frames de Literatura (24F), projeto que promove debates sobre literatura e cinema pelo Grupo de Pesquisa Ícaro, retorna no próximo sábado (19) com o terceiro módulo do cronograma do ano de 2015, no qual as atividades foram distribuídas em duas temporadas, divididas em cinco módulos.

Inaugurando a nova etapa, o projeto traz a Pelotas o diretor Henrique de Freitas Lima, que irá participar de uma roda de conversa sobre o processo de adaptação de “Contos Gauchescos: Simões Lopes Neto nas Telas”, que tem como fonte a obra do escritor regionalista João Simões Lopes Neto. Dentre os curtas dirigidos por Henrique de Freitas Lima está Contrabandista, adaptação do conto homônimo de Simões Lopes Neto, que será projetada no sábado. O encontro irá ocorrer na sede do Instituto João Simões Lopes Neto, localizado na rua Dom Pedro II, 811.

Já na semana seguinte, no dia 26, a convidada é a professora Maristela Machado, da Universidade Federal de Pelotas, que irá falar com os participantes sobre a entidade do meganarrador no cinema. A proposta é explicar aos integrantes um pouco sobre o método narrativo do cinema, contextualizando os tópicos da teoria com recortes de películas, algumas já trabalhadas durante as edições anteriores do projeto. Nesse dia, o encontro retorna à Sala de Cinema Digital da UFPel, na rua Lobo da Costa, 447, para projeção de excertos das obras que ilustrarão a fala, como é o caso do longa Mais estranho que a ficção (2006), dirigido por Marc Foster.

Para encerrar as atividades do terceiro módulo, o grupo estará no Museu do Doce com a abertura de um espaço para comunicações, no dia 3 e outubro. Estão disponíveis no site do 24F as Normas para Participação e Publicação aos participantes interessados em apresentar pesquisas e trabalhos relacionados com as áreas narrativas da literatura e do cinema. Serão aceitas submissões de resumos até o dia 25 de setembro e de trabalhos finais até o dia 28 de novembro, para publicação sob forma de dossiê no periódico Literatura e Autoritarismo, da Universidade Federal de Santa Maria.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Os encontros ocorrem sempre às 14h dos sábados. Confira mais informações e outras novidades em fb.com/24framesdeliteratura e wp.ufpel.edu.br/24framesdeliteratura.