Início do conteúdo

Trabalho do GACI-UFPel recebe prêmio de melhor artigo no SBCCI 2015

gaciO Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel teve mais um reconhecimento importante nesta semana, com a conquista do prêmio de melhor artigo (Best Paper Award) no 28º Simpósio em Circuitos Integrados e Design de Sistemas (28th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design), realizado em Salvador (BA) entre 31 de agosto e 4 de setembro. Este é o principal evento brasileiro na área de concepção de circuitos integrados e contou, neste ano, com 44 trabalhos publicados, oriundos de diversos países do mundo.

O trabalho foi apresentado pelo mestre em Computação pela UFPel e professor do IFSul Vladimir Afonso, primeiro autor do artigo. Além dele, também são autores os alunos de graduação Henrique Maich e Luan Audibert e os professores Bruno Zatt, Marcelo Porto e Luciano Agostini, da área de Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec). O título do trabalho premiado é “Memory-Aware and High-Throughput Hardware Design for the HEVC Fractional Motion Estimation” e descreve uma solução eficiente e inovadora para um dos módulos do padrão estado da arte na compressão de vídeos digitais. Esta solução foi integralmente desenvolvida na UFPel.

Segundo o professor Luciano Agostini, líder do GACI e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, esse é mais um importante reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no GACI e na área de Computação da UFPel. “Temos conseguido resultados expressivos na pesquisa em codificação de vídeos, tanto nos trabalhos desenvolvidos na UFPel, quanto nos trabalhos desenvolvidos em cooperação com diversas instituições no Brasil e no exterior. Além de publicações em prestigiados periódicos e eventos internacionais, temos tido a felicidade de conquistar alguns prêmios como este. É um sinal de que estamos trilhando um bom caminho, mas temos que seguir com a mesma dedicação para que bons resultados como esse sigam acontecendo” destacou o Agostini. Este prêmio coincide com o início das atividades do Doutorado em Computação na UFPel, primeiro da área no interior do Rio Grande do Sul.

O artigo será publicado nas bases digitais IEEExplore e ACM Digital Library, as duas maiores bases de artigos da área de computação. Pelo prêmio, os autores serão convidados a submeter uma versão estendida do trabalho para o periódico IEEE Design and Test of Computers e o primeiro autor será isento da taxa de inscrição da próxima edição do evento.

Publicado em 08/09/2015, na categoria Notícias.