UFPel realiza Seminário do PIBID

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 31 de agosto a 2 de setembro o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): a interdisciplinaridade e suas repercussões na formação docente. O foco é a discussão sobre a interdisciplinaridade na escola e na formação de professores.

A proposta do Seminário é a de socialização e avaliação dos projetos interdisciplinares, elaborados a partir dos diagnósticos realizados no ano de 2014 nas escolas parceiras, pelos grupos compostos de bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área.

Outro intuito do encontro é possibilitar a integração entre todos os bolsistas do PIBID – alunos, coordenadores e supervisores – e professores das escolas parceiras. Além disso, busca promover troca de experiências entre as áreas de conhecimento, possibilitar a formação continuada dos supervisores e gestores das escolas envolvidas e, ainda, avaliar os projetos interdisciplinares e elencar prioridades e estratégias pedagógicas para o próximo semestre de 2015, quando os projetos serão desenvolvidos em todas as escolas parceiras do PIBID.

O PIBID é uma iniciativa da Capes-MEC para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Os objetivos do Programa estão centrados em: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Busca, também, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Outra intenção é incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. O PIBID intenta, ainda, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O Projeto Institucional do PIBID-UFPel (2014-2017) está organizado em diferentes eixos de ações de modo a contemplar os distintos aspectos da ação docente. Em 17 escolas públicas (11 estaduais e seis municipais) de Pelotas, parceiras do PIBID, os alunos de todas as licenciaturas estão inseridos para atuação disciplinar e interdisciplinar em três níveis da educação básica: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

A programação completa do encontro pode ser conferida neste link. O público-alvo é composto por bolsistas do PIBID e professores das escolas parceiras do PIBID.

Publicado em 31/08/2015, na categoria Notícias.