UFPel inaugura Sala de Cinema Digital

001(3)A UFPel trouxe para Pelotas uma sala de cinema digital do Programa Mercosul Audiovisual. A Sala, que tem capacidade para 88 pessoas, terá apresentação de um conteúdo cinematográfico na sexta-feira, com reprise na quinta-feira. A inauguração da Sala de Cinema Digital ocorreu na sexta-feira (28), na Agência da Lagoa Mirim, local que sedia a Sala.

Na cerimônia de inauguração, a coordenadora do Projeto, Cintia Langie, falou sobre a importância acadêmica do espaço que proporcionará uma experiência prática aos estudantes e uma interação com a comunidade. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, salientou que a Sala é uma conquista coletiva para ser utilizada pelo coletivo. “A atual gestão tem como política transformar os espaços da Universidade em espaços de uso coletivos que possam ser compartilhados pela comunidade acadêmica”, disse.

003(2)O deputado federal Fernando Marroni ressaltou a importância do fortalecimento do Mercosul e da Universidade estar inserida neste contexto.  Para o reitor Mauro Del Pino a Universidade está passando por um momento de muitas conquistas que favorecem as Unidades, a comunidade acadêmica e a sociedade. “Estamos colocando Pelotas no centro de uma outra história ao formar profissionais com uma outra perspectiva de mundo, direcionando-os para outras possibilidades criativas, dentro do contexto cultural do Mercosul”, disse.

Sala de Cinema Digital

A Universidade foi contemplada com a concessão de sistema de transmissão de filmes produzidos no Mercosul em alta resolução, possibilitando a oferta para a comunidade acadêmica e em geral, de filmes de teor cultural produzidos nos países do Mercosul, de forma inteiramente gratuita.

Serão 30 salas em quatro países. A rede será formada por dez salas no Brasil, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai. O programa exibirá, via satélite e simultaneamente para todas as salas, conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul.

O Programa Mercosul Audiovisual, iniciado em 2006, não objetiva somente a difusão da produção regional, mas também a formação de pessoal, através de oficinas e cursos, e a pesquisa na área, daí a participação e envolvimento direto de universidades.

A Sala de Cinema Digital da UFPel é um projeto de extensão vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da PREC/UFPel e executado pelo Curso de Cinema da UFPel. A sala de cinema abriga diversos projetos, dentre eles o “Programa Mercosul Audiovisual”, uma parceria do Ministério da Cultura (Minc) com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) – programa financiado pela União Europeia e Mercosul de  fortalecimento do acesso ao cinema nos países que integram o bloco.

Durante a inauguração foi exibido o longa-metragem de animação brasileiro “O menino e o mundo” (Alê Abreu) e debate sobre animação com os professores André Macedo e Vivian Herzog.

Publicado em 31/08/2015, na categoria Notícias.