Especialização em Saúde da Família tem defesas no Amapá

Durante o mês de agosto, ocorreram, em Pelotas, Rio Branco (Acre), Manaus (Amazonas), Boa Vista (Roraima) e Macapá (Amapá), as Sessões Acadêmicas Públicas de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Nesta segunda-feira (31), ocorrem as defesas em Macapá, que serão transmitidas ao vivo.

Neste período, foram apresentados os Trabalhos de Conclusão dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Pelotas, Rio Branco, Manaus e Boa Vista já foram apresentadas 234 defesas. No total desta etapa de defesas de agosto, incluindo outras 41 que ocorrerão em Macapá, serão defendidos 275 trabalhos. No total, o Curso já certificou mais de 1,6 mil profissionais da saúde em todo o Brasil.

Em Macapá, a UFPel estará transmitindo as Defesas de TCC no dia 31 de agosto, durante toda a manhã e toda a tarde, no CETAEcotel (Rua Matadouro, 640 – Distrito de Fazedinha, 1.240). Todas as defesas serão transmitidas, ao vivo, em quatro salas, simultaneamente.

No âmbito dos programas de provimento do Ministério da Saúde, a UFPel é responsável pela formação de profissionais da saúde em sete estados do Brasil. Desde a primeira turma, além de Pelotas, três Sessões de Defesas já foram realizadas em Teresina (Piauí), três em Natal (Rio Grande do Norte) e duas em Manaus. Em agosto, a equipe do Departamento de Medicina Social da UFPel estará dando suporte pela primeira vez, e transmitindo ao vivo, via internet, as Sessões de Defesas nos estados do Acre, Roraima e Amapá.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas Públicas de TCC. Somando as Defesas de agosto, a Especialização da UFPel já terá certificado 1.564 profissionais da saúde em Saúde da Família.

As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso e no Facebook do Curso.

Publicado em 31/08/2015, na categoria Notícias.