Contribuições da UFPel irão à Conferência de Políticas para Mulheres

CARTAZA 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada nesta quarta-feira, dia 2 de setembro. Para se preparar para a ocasião, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Observatório de Gênero e Diversidade, promoveu uma Pré-Conferência preparatória. Dela, foram originados 14 pontos de debate que serão levados ao evento municipal.

A Pré-Conferência da UFPel reuniu 41 pessoas, entre docentes e estudantes que atuam na questão de gênero e também outros interessados no tema. Além de apontar contribuições para a Conferência Municipal, outros pontos mais específicos relacionados ao ambiente universitário deverão se tornar plano de trabalho do Observatório, adianta a professora Lígia Chiarelli, suplente do Observatório no Conselho da Mulher.

programação (2)Dentre os pontos que surgiram na Pré-Conferência da UFPel estavam elementos como a intensificação de orientações, discussões e prevenção em especial relacionadas à violência, como abuso sexual e moral. A inclusão da discussão de gênero no currículo dos cursos, a criação de uma ouvidoria relacionada ao assunto, a proposta de punições administrativas, a implantação de fraldários – e outras políticas para mães universitárias – e a divulgação das disciplinas que trabalham o tema também estiveram em foco. Ainda foram mencionados pontos como iluminação e transporte – como aspectos muitas vezes facilitadores de ações violentas -, e a promoção de mais eventos que discutam a questão de gênero, integrando lutas em defesa da democracia e dos direitos da mulher.

Na Conferência Municipal serão discutidos aspectos como a contribuição dos conselhos e movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades, estruturas institucionais e políticas públicas, sistema político com participação das mulheres e Sistema Nacional de Política para as Mulheres.

A Conferência começa às 8h e será realizada no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A comunidade acadêmica é convidada a participar da atividade.

Publicado em 31/08/2015, na categoria Notícias.