Sala de Cinema Digital será inaugurada nesta sexta-feira (28)

A UFPel trará para Pelotas uma sala de cinema digital do Programa Mercosul Audiovisual. Serão 30 salas em quatro países. A rede será formada por dez salas no Brasil, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai. O programa exibirá, via satélite e simultaneamente para todas as salas, conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul.

A Universidade foi contemplada com a concessão de sistema de transmissão de filmes produzidos no Mercosul em alta resolução, possibilitando a oferta para a comunidade acadêmica e em geral, de filmes de teor cultural produzidos nos países do Mercosul, de forma inteiramente gratuita.

O Programa Mercosul Audiovisual, iniciado em 2006, não objetiva somente a difusão da produção regional, mas também a formação de pessoal, através de oficinas e cursos, e a pesquisa na área, daí a participação e envolvimento direto de universidades.

A Sala tem capacidade para 88 pessoas.

Inauguração

A inauguração da Sala de Cinema Digital ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 19h, na Agência da Lagoa Mirim (Lobo da Costa, 447), local que sediará a Sala. O Cine UFPel é um projeto de extensão vinculado à Coordenação de Arte e Cultura da PREC/UFPel e executado pelo Curso de Cinema da UFPel. A sala de cinema abriga diversos projetos, dentre eles o “Programa Mercosul Audiovisual”, uma parceria do Ministério da Cultura (Minc) com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) – programa financiado pela União Europeia e Mercosul de fortalecimento do acesso ao cinema nos países que integram o bloco.

Durante a inauguração será exibido o longa-metragem de animação brasileiro “O menino e o mundo” (Alê Abreu) e debate sobre animação com os professores André Macedo e Vivian Herzog.

Publicado em 27/08/2015, na categoria Notícias.