Centro de Diabetes e Hipertensão será inaugurado em Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas, através da Faculdade de Medicina, inaugura nesta sexta-feira (28), às 14h, o Centro de Diabetes e Hipertensão (CDH), situado no Centro de Pesquisas em Saúde Amilcar Gigante (Deodoro 1160). A proposta do Centro é atender todos os pacientes Diabéticos do Tipo1, pacientes diabéticos do Tipo2 e com Diabetes Gestacional que necessitem de supervisão no tratamento para melhor controlar a doença, além de pacientes com Hipertensão Arterial de difícil controle e suspeitos de Hipertensão secundária.

Os pacientes serão encaminhamentos pelas unidades Básicas de Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde, sendo contra-referenciados após o quadro estabilizado.

Esse projeto foi idealizado há cerca de 15 anos pela professora Vera Maria Freitas da Silveira, médica endocrinologista, professora do Departamento de Clínica Médica da FAMED-UFPel. Atualmente a equipe, que atendia no ambulatório geral da Faculdade de Medicina sem uma área específica destinada, conta com cinco endocrinologistas, dois nefrologistas e quatro cardiologistas, que atendem juntamente com alunos da graduação e residentes em Clínica Médica e Endocrinologia.

O atendimento integral proposto pelo Centro de Diabetes e Hipertensão de Pelotas (CDH) ajudará no manejo mais adequado dos pacientes, centralizando em um mesmo local uma equipe multidisciplinar, além de recursos diagnósticos e terapêuticos. O CDH se propõe também a dar treinamento para os profissionais da área de saúde para o melhor atendimento do pacientes diabéticos e hipertensos, como já fez em várias ocasiões, a convite do Ministério da Saúde, dentro do Programa Hiperdia do Ministério da Saúde.

Pela estimativa do Censo Brasileiro de Diabetes, realizado em 1987, Pelotas teria na ocasião 10.000 pacientes diabéticos do tipo 2 (DMT2), considerando a população adulta de 30-69 anos. Como o DMT2 na ocasião tinha uma prevalência de 8,7% da população, e hoje esta prevalência está estimada em pelo menos 12%, além de ter havido um aumento da população na citada faixa etária, é esperado que este número tenha dobrado. Além disso, Pelotas e Rio Grande são as únicas cidades da região a contar com médicos endocrinologistas, especializados em Diabetes, pelo SUS, o que faz com que as cidades da região encaminhem seus pacientes para avaliação especializada em Pelotas, o que provavelmente triplicaria o número de pessoas, para algo em torno de 30 mil pacientes.

Há um projeto que o centro abrigue também um hospital dia, para atendimento das urgências desses pacientes.

SAIBA MAIS

O Diabetes Mellits (DM) é uma doença crônica, de caráter degenerativo, que tem entre suas complicações as doenças dos olhos, dos rins, da circulação cerebral e dos membros inferiores, além das complicações cardiovasculares (Infarto, Angina), que são a principal causa de morte dos pacientes diabéticos e também a principal causa de morte e internação hospitalar no Brasil. A Organização Mundial da Saúde considera que o mundo está vivendo uma epidemia de Diabetes, com a expectativa de que o número de diabéticos dobre a cada 10 anos.

Vários estudos comprovaram que o controle estrito do DM é capaz de prevenir ou retardar as tão temidas complicações crônicas da doença.

Publicado em 27/08/2015, na categoria Notícias.