UFPel recebe visita de universidade colombiana

DSC_0027A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, durante esta semana, visita de professores da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). Alba Nidia Triana Ramírez e Luis Augusto Fajardo, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e diretor do curso de Medicina da UPTC estão em Pelotas para conhecer in loco a instituição que tem recebido seus estudantes de Medicina.

O convênio com a UPTC existe há dois anos e já proporcionou a vinda de nove estudantes colombianos à UFPel. Atualmente, três estudam na Faculdade de Medicina e outros dois devem ingressar no próximo semestre.

A vinda de Alba e Fajardo tem o objetivo de visitar os espaços, estreitar laços e colher impressões dos seus alunos. Os colombianos já conheceram as instalações da Faculdade de Medicina, os serviços de Medicina Social e os Ambulatórios Especializados, participaram de reunião com coordenadores de estágio, estiveram na reitoria e devem ainda percorrer todos os locais que são campos de estágio prático, como as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Escola.

A diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, Vera Silveira, elogiou os alunos e observou que têm boa inserção nos serviços de saúde. Segundo ela, a Colômbia, assim como o Brasil, tem estimulado a Medicina de Família. A tradição brasileira na área também atraiu a visita, de forma que conhecer a experiência daqui deve contribuir na residência médica na área de Saúde da Família da UPTC.

DSC_0054Segundo Fajardo, a impressão da UFPel tem sido muito boa e a Universidade tem demonstrado uma série de pontos fortes para a formação dos estudantes. “Pudemos ver que eles possuem muito carinho pela Instituição e estão felizes. O aporte dos professores é magnífico, assim como o suporte da prática”, afirmou.

Em sua passagem pela reitoria, os professores colombianos foram recebidos pela vice-reitora, Denise Gigante, a coordenadora de Relações Internacionais (CRInter), Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e a coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação, Carla Carret Machado. Além da diretora Vera, acompanhavam os professores o coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira e a professora Ana Maria Borges Teixeira, do Departamento de Medicina Social.

Durante o encontro, foi abordada a possibilidade de ampliação do convênio. Os colombianos acenaram com intercâmbio de publicações – já que possuem 14 revistas científicas bem posicionadas em diversas áreas do conhecimento -, e mobilidade acadêmica na área de Saúde, em especial na área de Enfermagem.

Segundo Alba, a UPTC tem 28 mil estudantes e 120 grupos de pesquisa. Atualmente, desenvolve uma política de internacionalização dos currículos e da própria Instituição.

Para a vice-reitora da UFPel, esse incentivo é importante, em especial com universidades mais próximas. “Vamos estreitar relações e pensar possibilidades”, adiantou.

Publicado em 26/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.