Alunos de Farmácia da UFPel têm aulas práticas na Extractus

extr_doisNa tarde de segunda-feira (24), mais uma turma do curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi recebida na Extractus – Farmácia de Manipulação e Cosméticos para dar início à disciplina de Farmacotécnica e Cosmetologia I, ministrada pela professora Marta Gazal. As atividades serão realizadas no Laboratório de Aulas Práticas.

Os estudantes foram recepcionados pela gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola da UFPel – filial EBSERH -, Camila Schwonke, que deu as boas-vindas para mais um semestre de aprendizagem em unidades de ensino e apoio à Universidade.

Na sequência, a gerente da Farmácia Extractus, Andréia Rodrigues, apresentou a unidade e acompanhou os alunos em uma visita orientada, abordando as noções de biossegurança, as rotinas estabelecidas para a realização de produtos manipulados e os processos de qualidade implantados e que deverão ser seguidos, também, pelos alunos.

Foi possível demonstrar aos acadêmicos os passos do processo de manipulação dos medicamentos, desde a estocagem e o fracionamento até o controle de qualidade físico-químico e microbiológico das matérias-primas e insumos. Na ocasião, foi evidenciado que, além das análises exigidas pela legislação, são observadas várias outras precauções consideradas necessárias pela Farmácia para assegurar a qualidade.

Foram exploradas também, as áreas de lavagem, esterilização de materiais, laboratórios de sólidos, semi-sólidos e líquidos. Além disso, foram apresentados os procedimentos e a importância das inspeções em cada etapa do processo produtivo, bem como o rigoroso controle de qualidade no produto final.

extr_umPara a realização das aulas práticas na Extractus, os alunos irão seguir, igualmente aos funcionários, as normas de higiene, vestuário, conduta e exigências de qualidade.

O objetivo da disciplina é possibilitar que os estudantes entrem em contato com o ambiente da Farmácia e com os processos de manipulação de medicamentos, e que possam desenvolver o conhecimento das técnicas através das aulas práticas realizadas em um laboratório exclusivo para esta finalidade.

Nessa disciplina, os alunos aprendem algumas técnicas de preparação de medicamentos e cosméticos. Segundo a professora, sair da teoria e vivenciar as práticas no Laboratório é muito importante para os alunos. “Quando forem prestar alguma atividade, seja ela estágio ou atuação como profissionais nas farmácias de manipulação, estarão aptos e mais preparados”, enfatiza Marta. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de presenciar a forma adequada de se trabalhar em uma farmácia, conhecendo os procedimentos que garantem a rastreabilidade e levam à garantia da qualidade ao produto.

extr_tresPara isso, a Extractus está sempre em busca da melhoria contínua, para permanecer atendendo à comunidade com medicamentos seguros e eficazes e, também, desempenhar outra função essencial: servir de apoio ao ensino da UFPel. Nesse sentido, além das aulas práticas que já ocorrem na Extractus, a Farmácia está em processo de formalização para que possa ser reconhecida como Farmácia Escola do curso de Farmácia da Universidade. Assim, segundo a gerente Andréia, a Extractus proporcionará aos alunos a vivência e a prática educacional em uma Farmácia compromissada com a qualidade e com certificação, o que certamente trará grandes ganhos à formação dos estudantes. “Todo o processo de recepção, acolhida e permanência dos acadêmicos na Extractus tem se dado de forma muito tranquila, sempre com o apoio dos docentes do curso para que possamos absorver os acadêmicos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços prestados à comunidade”.

Saiba mais
A Extractus foi fundada pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) e nesses 15 anos de atuação possui como premissa básica o compromisso com a qualidade de seus produtos e serviços. Dessa forma, instituiu um sistema de gestão da qualidade sólido e operante, que permitiu a busca pela certificação de qualidade ISO 9001:2008. Em 2014, passou por auditoria de certificação, quando mostrou ao organismo certificador que cumpre os requisitos internacionais de qualidade exigidos pela norma. Anualmente passa por auditorias de manutenção de certificação. Em 2015, mais uma vez evidenciou um sistema de gestão merecedor da manutenção da certificação de qualidade internacional ISO 9001:2008.

Publicado em 26/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.