1º Encontro de Negros e Negras da UFPel será realizado em novembro

encontro_negros_negras_umPara discutir a negritude dentro do universo acadêmico, estudantes negros da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reúnem-se, nos dias 13 e 14 de novembro. O 1º Encontro de Negros e Negras da UFPel será um momento dedicado ao encontro, ao relato de experiências, à troca, ao debate sobre lutas, conquistas e desafios da comunidade negra na Universidade.

Realizado em data emblemática – dia 14 de novembro marca o Massacre dos Lanceiros Negros -, o evento também pretende fomentar discussões acerca do negro no futuro mercado de trabalho, ingresso e permanência na Universidade, além de construir uma unidade e uma identidade negra dentro da UFPel.

O foco do encontro é a conscientização do estudante negro sobre o espaço que ocupa e o papel que desempenha no combate ao racismo institucionalizado historicamente. Além disso, ainda estão contemplados o feminismo negro e a questão indígena, explica a comissão organizadora. É intenção, também, promover um censo que permita um mapeamento da presença negra na Universidade. Identificar e dar visibilidade a projetos e estudos de estudantes negros integra a proposta.

encontro_negros_negras_doisNa manhã desta terça-feira (25), a comissão organizadora esteve reunida com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, o coordenador de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (CAPE) da UFPel, professor Rogério Rosa e a assessora da Reitoria, Lorena Gill, para apresentar a proposta do evento. Participaram do encontro os acadêmicos Mailson Santiago e Alisson Balhego, ambos do curso de História, Giovane Lessa, do curso de Antropologia, Franciele Cardoso, de Filosofia, e Mônica Marques, de Artes Visuais.

De acordo com Santiago, o estudante negro, quando quer ser ouvido, muitas vezes é silenciado. Por outras vezes, ao entrar na Universidade, se retrai. O evento será um espaço para que tenham voz ativa – para que falem e sejam escutados.

Estudantes de Ensino Médio de Pelotas e região também estão convidados a participar das discussões. O local do evento ainda está sendo definido.

Publicado em 26/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.