Evento terá presença do coordenador do Portal Brasiliana Fotográfica

A parceria entre o Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e com o Arquivo Histórico Municipal, através da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Grande, traz à UFPel o coordenador do Portal Brasiliana Fotográfica. Joaquim Marçal veio ao Rio Grande do Sul para proferir a conferência magna da 2ª Jornada de Fotografia, promovida pela Fototeca nesta quinta-feira (20). Nesta sexta (21) e sábado (22), Marçal estará em Pelotas apresentando o Portal e falando sobre a digitalização de acervos fotográficos. Desenvolverá outras atividades com os Núcleos de Pesquisa com Documentos Gráficos e Fotográficos da UFPel.

A Roda de Conversa é aberta ao público e contempla a parceria entre o Núcleo de Patrimônio Cultural e o Museu do Doce na promoção de ações que fomentem a salvaguarda dos patrimônios culturais da Instituição e da região.

O evento ocorrerá nesta sexta-feira (21), às 19h, no Museu do Doce.

O que é o Brasiliana Fotográfica
O Portal Brasiliana Fotográfica é um projeto da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Instituto Moreira Salles (IMS) neste ano que se apresenta como um repositório para preservação dos acervos fotográficos históricos de instituições brasileiras, contribuindo e incentivando o uso desse tipo de fonte primária para pesquisas e para a preservação do patrimônio fotográfico digital brasileiro. A expectativa é que o portal conte com mais de duas mil fotos históricas do século XIX e início do século XX.

Quem é Joaquim Marçal
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional. Trabalha na instituição há mais de 30 anos, onde atuou como designer e chefiou a Seção de Promoções Culturais, a Divisão de Fotografia e a Divisão de Iconografia. Coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias doada pelo imperador Dom Pedro II, hoje inscrita no registro internacional do programa Memória do Mundo, da Unesco.

É co-autor, com a bibliotecária Celia Zaher, do projeto do Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional Digital. Bacharel em Desenho Industrial (ESDI/UERJ), mestre em Design (PUC-Rio) e doutor em História Social (IFCS/UFRJ), é professor adjunto de fotografia da PUC-Rio e leciona no curso de pós-graduação em Fotografia da Universidade Cândido Mendes.

Curador de exposições, perito judicial em fotografia e artes gráficas e autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design, é autor de “História da Fotorreportagem no Brasil – a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900” (Rio de Janeiro, Campus/Elsevier, 2004). Coordena, pela Fundação Biblioteca Nacional, o portal “Brasiliana Fotográfica de Digital”, ora em desenvolvimento com o Instituto Moreira Salles. É membro correspondente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos/Conarq. Representa o Ministério da Cultura no Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (biênios 2011-12 e 2013-14).

Publicado em 21/08/2015, na categoria Notícias.