Processo seletivo de quilombolas e indígenas é finalizado

Foram 42 inscritos e nenhuma abstenção. Todos os candidatos a vagas específicas para quilombolas e indígenas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram das duas etapas de seleção: prova de redação e apresentação de memorial descritivo. O resultado final será divulgado na próxima semana.

Conforme a chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da UFPel, Georgina Lima, o público foi altamente colaborativo e esforçou-se para participar do processo seletivo, o primeiro dessa natureza na UFPel. No momento da defesa do memorial – um relato acerca da história de vida do candidato, da vivência em comunidade e da importância da formação -, a banca avaliadora pôde perceber como se evidencia a dificuldade desses grupos em acessar o ensino superior.

A banca era composta, além de Georgina, pelas professoras Alessandra Gasparotto, do Departamento de História, e Lori Altmann, do Departamento de Antropologia e Arqueologia, ambas vinculadas ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). Segundo as docentes, a fragilidade das condições de políticas públicas direcionadas a esses grupos, especialmente nos segmentos de saúde e educação, também foi um dos aspectos identificados, assim como a história de vida dos pais que se repete também nos jovens. “Ouvir os sujeitos reforça a ideia de que a universidade deve ser acessível a todos”, pontuou Georgina.

A intenção da UFPel é, futuramente, ampliar o número de vagas direcionadas a quilombolas e indígenas.

Presença
Representantes dos povos quilombolas e indígenas do Rio Grande do Sul e outras partes do Brasil vieram à UFPel em busca do sonho da formação superior. Participaram candidatos de Canguçu, Piratini, Tavares, Pelotas, Palmares do Sul, Rodeio Bonito, Erechim, Tenente Portela, Ronda Alta, Três Palmeiras, Redentora, Constantina, Iraí e Liberato Salzano, além de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Acre.

São ofertadas cinco vagas para quilombolas e cinco para indígenas. Os cursos são Administração, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Zootecnia – cada qual com uma vaga. O mais concorrido é Medicina, com 12 candidatos por vaga, seguido por Agronomia, com nove.

Publicado em 14/08/2015, na categoria Notícias.