Pelotas recebe o 9º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

articleA cadeia de produção e pesquisa em torno do arroz irrigado está reunida em Pelotas deste esta terça-feira (11) para a realização do 9º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. O evento, promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), realizado pela Embrapa Clima Temperado e pela Prefeitura de Pelotas e conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas, reúne mais de 650 pessoas para discutir questões técnicas e científicas sobre essa cultura, que movimenta fortemente a economia da região. São quase 300 trabalhos inscritos, vindos de diversos países.

Na noite do primeiro dia do evento, foi realizada a sessão solene de abertura, com a participação de diversas autoridades, inclusive do reitor da Universidade Federal de Pelotas, professor Mauro Del Pino. A cerimônia foi aberta pela execução do Hino Nacional Brasileiro por parte da Sociedade Pelotense Música pela Música, que também encerrou o ato com apresentações musicais.

Na sequência, tomou a palavra o presidente do evento, o pesquisador da Embrapa José Francisco da Silva Martins. Ele deu as boas-vindas aos presentes e destacou o caráter de resgate histórico que toma a realização do evento em Pelotas, cidade que foi o primeiro local no Brasil a usar a técnica da lavoura irrigada do arroz. Martins também deu destaque para a grande tradição pelotense enquanto pólo gerador de ciência e tecnologia na área, em especial por meio de instituições como a Embrapa e a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel.

O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, lembrou os 10 pesquisadores da Universidade que trabalham em conjunto com a empresa. Pillon enfatizou a possibilidade que tem a cadeia arrozeira em dar saltos de qualidade cada vez maiores, afirmando que os próximos dirão respeito a um uso maior da informação e do conhecimento e menor dos insumos, que serão racionalizados.

Para o reitor da UFPel, o congresso reflete a importância da cidade de Pelotas na produção do arroz, mas, além disso, das instituições aqui localizadas que têm prestígio na produção do conhecimento ligado à cadeia produtiva. Na opinião de Del Pino, eventos como esse chamam a atenção para a produção de conhecimento de forma a impulsionar o desenvolvimento econômico e social e possibilitam novas oportunidades para a formação de profissionais voltados para essa cultura.

Entre os destaques da programação, estão a palestra do professor da UFPel Moacir Elias, que tratará do tema “Pós-colheita, industrialização e qualidade do arroz: evolução e desafios”. Elias também será homenageado na quinta-feira (13), durante o jantar oficial, com o destaque entre os pesquisadores da área.

Publicado em 12/08/2015, na categoria Notícias.