Disciplina de Empreendedorismo e Inovação é encerrada com premiação

003(4) A disciplina de Empreendedorismo e Inovação, promoção da Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, foi encerrada na última sexta-feira (7) com a premiação dos trabalhos realizados durante o decorrer das suas atividades.

Dos mais de 80 inscritos, 52 fizeram o curso. Esta foi a sua terceira edição. Neste ano foram realizadas várias inovações, sendo a principal o lançamento do Desafio 24 Horas, no qual os alunos foram divididos em seis equipes de oito ou nove membros, vindos de diferentes áreas, por meio das quais foram desafiados a proporem um projeto de negócio para solucionar algum problema.

O encerramento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, e do coordenador do diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Odir Dellagostin, unidade à qual o PPGB está vinculado. Para o pró-reitor, a disciplina é um momento de ajudar a transformar por meio de iniciativas inovadoras e empreendedoras, formas de se gerar mais emprego e renda e mudar as realidades sociais. “A UFPel abre os caminhos, mas os agentes da transformação são vocês”, afirmou Agostini. Ele ainda destacou que a disciplina é apenas uma de outras tantas ações que tem colocado o tema da inovação em evidência na Universidade, como a Incubadora de Base Tecnológica.

Já o diretor do CDTec disse estar muito impressionado com a empolgação com a qual a turma encerrou suas atividades. Dellagostin agradeceu, em especial, ao empenho do coordenador de Inovação Tecnológica, Mário Canever, que liderou a disciplina.

001(4)Premiação

A partir das propostas lançadas pelo Desafio 24 Horas, os seis grupos nos quais a turma da disciplina foi dividida pensaram as seguintes as ideias inovadoras, pela ordem da numeração dos grupos:

1. Dentim – Mordedor para bebês com anestésico natural
  2. Eye Care – Soluções de acompanhamento e aviso remoto em pessoas de terceira idade
  3. Pague Veloz – Sistema de autoatendimento para pagamentos e liberação de mercadorias no varejo
  4. Ser Mãe – Shopping de serviços e cuidados para gestantes, mães e crianças
  5. DiverPet – Hospedagem e creche para pets
  6. Nutrikids – Alimentos orgânicos pré-prontos e congelados para crianças

Os três primeiros colocados foram, em ordem, Pague Veloz, NutriKids e Dentim. O grupo vencedor recebeu três vagas gratuitas no seminário Empretec, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o que totalizaria R$ 3,9 mil. Já os demais premiados ganharam a participação no curso Transforme sua Ideia em Modelo de Negócios para Começar Bem, também do Sebrae.

Publicado em 12/08/2015, na categoria Notícias.