IFM promove curso “Preparador de Documentos LaTeX”

O Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (IFM/UFPel) promove, neste semestre, mais uma edição do curso de extensão “Preparador de Documentos LaTeX”, que ocorre regularmente desde 1996.

TeX é uma ferramenta de software, criada por Donald Knuth, que tornou-se fundamental no desenvolvimento de documentos na área de ciências exatas, particularmente em matemática, física, computação e engenharia, por sua incrível capacidade de tratar documentos complexos com fórmulas matemáticas. No entanto, o sistema possui inúmeros pacotes que ampliam suas capacidades para tratar, por exemplo, documentos com fórmulas químicas, jogos de xadrez, partituras musicais, etc. LaTeX é um conjunto de macros padrão que facilitam o uso do programa TeX.

O curso é aberto ao público e não tem taxa de inscrição. A atividade será realizada ao longo deste segundo semestre de 2015, nas dependências do Instituto de Física e Matemática, no Campus de Capão do Leão, sala 114, prédio 16.

Serão dez encontros de duas horas, nas terças-feiras, das 15h40min até as 17h40min. O ministrante será o professor Carlos A. P. Campani.

O curso cobrirá desde a introdução ao TeX, uso do editor TeXmaker, do compilador TeX e das macros LaTeX, até tópicos avançados como BiBTeX, Xy-pic e Beamer, com atividades práticas em laboratório.

Serão fornecidos certificados de frequência de 20 horas, que podem ser aproveitados como atividades extracurriculares em graduação.

O curso inicia no dia 18 de agosto. As inscrições serão aceitas até o dia 17 de agosto e devem ser feitas pelo e-mail carlos.a.p.campani@gmail.com, enviando nome completo.

Publicado em 11/08/2015, na categoria Notícias.