HE apresenta exposição “Como Eu Vejo”

01O Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) traz, até o dia 11 de agosto, a exposição “Como Eu Vejo”, de Emmanuelle Schiavon. A 299ª exposição do espaço mostra a visão diferenciada de quem enxerga o mundo do seu próprio jeito, trazendo nas aquarelas expostas a interpretação do seu dia a dia.

Manu, como é conhecida, desenha desde muito pequena, inicialmente rabiscando nos cadernos. Com o passar do tempo, passou a experimentar outros materiais, até chegar à aquarela e se apaixonar pela técnica. A exposição “Como Eu Vejo” reúne 15 pinturas de uma sutileza de traços e cores que casam perfeitamente com seu modo de ser.

DSC_0007Os mais variados sentimentos, como saudade, coragem, revolta, amor e outros, estão representados nos títulos das obras. “A arte sempre fez parte da minha vida, começou com minhas curiosidades e virou a minha catarse. Pintar ou desenhar é um momento que separo para mim, para expressar as mais diversas coisas que sinto, o que me impressiona, a realidade à minha volta da maneira que eu enxergo. Minhas pinturas são como retratos das coisas que penso, e, de maneira sutil, se transformam na ponta do pincel em arte”, falou ela.

Emmanuelle é estudante de Jornalismo da UFPel, e desde maio de 2014 convive no ambiente do HE, quando iniciou seu estágio. Sobre expor no Corredor Arte, Manu explica que foi uma oportunidade que surgiu sem que esperasse e que a deixou muito contente. “A principal característica que me encanta no Corredor Arte é ser um lugar de passagem. As mais diferentes pessoas passam por ali, algumas nem sequer notam os quadros pendurados, mas muitos pacientes, médicos, profissionais e visitantes doam alguns minutos do seu caminho para olharem e refletirem sobre algo que não esperavam, em um lugar tão inusitado. A arte sempre foi elitizada, muitas vezes presa dentro de galerias que não dão acesso ao público mais humilde, e o Corredor possibilita que todos encontrem seu momento para apreciar arte”, comenta.

“O ser humano tem necessidade de comunicação, mas quando essa não consegue ser externada por palavras, elas tendem a ficarem presas no papel, na forma de arte”. Dessa maneira a artista tenta explicar suas motivações para pintar.

A Exposição “Como Eu Vejo” está aberta para visitação diariamente, das 7h às 22h, e fica no Corredor Arte, Rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 31/07/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Corredor Arte.