UFPel recebe visita do presidente da Ebserh

A Universidade Federal de Pelotas e suas estruturas ligadas à Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares (Ebserh) receberão nesta quarta-feira (22) a visita do presidente da organização, Newton Lima Neto. Entre as pautas a serem tratadas com o gestor, estão visita ao Hospital Escola da UFPel e reuniões com o reitor Mauro Del Pino e diversos pró-reitores para discutir a construção do novo Hospital.

Para o reitor da UFPel, a presença de Lima Neto em Pelotas será a oportunidade para estreitar laços entre a matriz da empresa e a sua filial em Pelotas, representada pelo HE, ambulatórios e estruturas como o programa de internação domiciliar. A superintendente da filial da Ebserh em Pelotas, Julieta Fripp, reforça esse caráter de aproximação, mas destaca também que a visita do presidente também servirá para que ele possa conhecer a dinâmica de atendimento 100% SUS proporcionada pelo hospital pelotense, único da região com essa característica.

De forma a realizar essa apresentação, o primeiro passo será, às 10h, a realização da décima edição do Café com a Direção, evento promovido pelo HE com a pretensão de apresentar as ações da instituição. Para essa edição especial, será mostrado um compilado de materiais voltados para as redes e linhas de cuidado abraçadas pelo hospital. Logo após, será aberto debate entre os presentes, que contará também com a presença do reitor da UFPel, da secretária de Saúde, Arita Bergmann, e representantes da Coordenação Regional de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

À tarde, o presidente da Ebserh realizará visita a todas as estruturas do Hospital Escola, passando pelos ambientes de atendimento hospitalar, ambulatorial, localizado junto à Faculdade de Medicina, e domiciliar. Finalizando a agenda, haverá reunião com a governança do HE, quando será realizada avaliação dos trabalhos e apresentação das prioridades solicitadas pela matriz: foram escolhidas pela filial as metas de ampliação de recursos para insumos, infraestrutura e transição FAU-Ebserh.

Ampliação de vagas e novo Hospital

Entre as demandas a serem tratadas com Newton Lima Neto, estarão as questões ligadas à ampliação de vagas do Hospital e a construção dos novos blocos, localizados na avenida Almirante Guilhobel, no bairro Fragata.

Segundo Julieta Fripp, a primeira dessas pautas está incluída nos planos de tornar o Hospital Escola uma organização de médio porte, chegando aos 209 leitos. Para tanto, deverão ser realizados investimentos na área de infraestrutura do local, de forma a abrigar os novos espaços.

Sobre o segundo ponto, a construção do novo Hospital, o reitor da UFPel afirmou estar confiante que a presença do líder da Ebserh possa esclarecer sobre maneiras mais céleres para licitar os blocos 1 e 2. O terceiro prédio está em vias de ser licitado.

O novo Hospital Escola deverá contar com 364 leitos, número aproximado com o qual a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares sempre trabalhou para a organização, de 360, apesar das tentativas de ampliação para 500 vagas, realizadas entre 2011 e 2012. A quantidade é a recomendada por orientações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, as quais são adotadas pela Ebserh.

Outro ponto a ser abordado nas reuniões será o processo de contratação dos empregados aprovados no recente concurso público realizado de forma a preencher os quadros do HE.

Publicado em 21/07/2015, na categoria Notícias.