PAVE começa mais cedo este ano

pavefaceAs inscrições para o Programa de avaliação da Vida Escolar (PAVE) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começam mais cedo neste ano. O período de inscrições vai de 3 a 31 de agosto. A prova de redação (terceira etapa) também será antecipada: está marcada para 4 de outubro. As provas objetivas serão realizadas no dia 29 de novembro.

O novo cronograma foi discutido entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI) e as redes de ensino da região. Escolas municipais, estaduais e particulares participaram dos encontros, promovidos periodicamente para dialogar sobre alternativas para viabilizar o ingresso de estudantes nas vagas específicas para o PAVE 2015.

A antecipação da prova de redação foi motivada por questões logísticas, de forma a contribuir para ajustar o processo ao calendário das escolas para a complementação do conteúdo curricular para o fim do ano. Novas reuniões com as redes de ensino continuarão a ser feitas no decorrer do segundo semestre.

Conforme a coordenadora da CPSI, Helenara Facin, o momento é de reavaliação e reflexão sobre o processo, já que o PAVE completou dez anos. “Percebemos o quanto nosso programa é balizador do currículo das escolas. Por isso, avaliar e qualificar é importante”, destacou.

PAVE
O PAVE é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que ocorre ao longo do Ensino Médio. O PAVE permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo. São reservadas, para o PAVE, 10% das vagas da UFPel – as demais 90% são preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Participação
Para saber como participar do PAVE, basta acessar o site ufpel.edu.br e escolher, no menu horizontal, a opção “Ingresso” e, depois, “Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE”.

Inscrições: de 3/08 a 31/08
Solicitação de Isenção: de 3/08 a 14/08
Solicitação de Migração: de 3/08 a 14/08
Solicitação de Atendimento Diferenciado: de 3/08 a 31/08
Data da Prova de Redação (Terceira etapa): 4/10
Data das Provas Objetivas: 29/11

Edital 2015 – PAVE

Lista de Cursos-PAVE

Publicado em 20/07/2015, nas categorias Manchete, Notícias.
Marcado com as tags PAVE.