Reunião com moradores define ocupação de novos quartos na Casa do Estudante

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realizou na manhã desta quinta-feira (16) reunião com os moradores da Casa do Estudante. O encontro serviu para definições finais sobre o processo de ocupação do segundo andar do edifício, cuja reforma foi finalizada e entregue à Universidade.

Segundo a pró-reitora, Ediane Acunha, o espaço já estaria disponível para ocupação dos estudantes, após últimos ajustes deixados pela empresa que realizou a reforma do local, como o mau funcionamento de algumas descargas. Os reparos já foram solicitados.

Diante da disponibilidade da proprietária do prédio, foi feita consulta junto aos moradores de uma possível continuidade da reforma dos demais andares. Eles se posicionaram de forma contrária, em reunião na casa no dia 27 de maio,  já que a movimentação das obras e seus barulhos estariam impossibilitando atividades de estudo no local e a poeira estar causando enfermidades. A pró-reitora garantiu que a liberação dos quartos do segundo andar não estaria condicionada à continuidade da reforma dos demais pisos. Os estudantes se comprometeram em encaminhar à  PRAE  documento com essa decisão.

Um dos próximos passos definidos pela PRAE será o cruzamento das listas de moradores entregues à Coordenação de Integração Estudantil para um levantamento concreto dos ocupantes das vagas existentes. Eles serão escolhidos da lista de espera formada pelos interessados inscritos no Programa Auxílio Moradia (PAM) no edital do primeiro semestre do ano letivo de 2015.

Em assembleia já realizada, os habitantes da Casa organizaram por afinidade as duplas e trios, para por meio de sorteio, serem remanejados de quarto assim que for liberada a mudança. Ficou definido que, para os quartos onde não há intervenções a serem realizadas, já é possível ser feita a ocupação.

Demanda por espaço de convivência

Ediane comunicou aos moradores que, devido à invasão ocorrida no espaço térreo do edifício, que está sendo reformado para voltar a receber um Restaurante Universitário – ocasião em que o cadeado foi aberto e objetos foram colocados no local – foi realizado registro de ocorrência junto à Polícia Federal e que eles e demais pessoas que circulam pelo prédio poderão ser chamados para depor, de forma a colaborar com as investigações. Foi destacado que, por se tratar de uma invasão com arrombamento de um prédio sob responsabilidade da UFPel, é imprescindível o registro de ocorrência pela responsável(PRAE) junto à Polícia Federal.

Os representantes dos alunos que vivem na Casa aproveitaram a oportunidade para novamente pedir que o lugar fosse convertido em um espaço de convivência para os habitantes. A pró-reitora respondeu que, isso não poderia ser feito, já que a coletividade dos estudantes da UFPel teria prioridade de uso desse espaço de alimentação– que voltará a ser um refeitório do Restaurante Universitário visando reduzir as filas de espera.

Foi proposto que apenas um pequeno espaço do Restaurante fosse transformado em um espaço de convivência, para ser usado pelos beneficiários da Casa após o fechamento do RU. A PRAE ficou responsável de verificar a viabilidade técnica do pleito.

Os estudantes também solicitaram a volta de um vigilante à Casa do Estudante para o turno diurno, pois só há vigilante à noite.

Publicado em 17/07/2015, na categoria Notícias.