Seminário Turismo e Paradiplomacia tem participação da UFPel

turismo_paradiplomaciaO curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das entidades promotoras do II Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades: um foco em Regiões Fronteiriças. Realizado em âmbito internacional, o encontro tem por objetivo discutir as interações e as relações políticas e culturais que ocorrem nas regiões de fronteira. O Seminário será realizado nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Novidade em termos de pesquisa no meio acadêmico, o tema terá um espaço de discussão, que ainda é incipiente. Uma das atrações será a presença de pesquisadores da fronteira norte, que já realizam estudos do gênero e evidenciam como as cidades fronteiriças se relacionam e, por vezes, resolvem questões que a diplomacia não soluciona. Os cônsules do Brasil e do Uruguai foram convidados a participar.

As inscrições para submissão de artigos científicos para comunicação oral estão abertas até o dia 3 de agosto. Os trabalhos deverão enquadrar-se nos seguintes temas: Educação na Fronteira; Linguagem de Fronteira; Turismo de Fronteira; Eventos de Fronteira; Relações Internacionais e Acordos Fronteiriços; Lazer em Região de Fronteira; Território e Turismo; Memória e Identidade Fronteiriça. Onde serão publicados na revista Intellector/CENEGRI. Para submissão dos trabalhos, basta enviar arquivo em Word para o e-mail paradiplomaciajaguarao2015@gmail.com.

Estão na organização, além da UFPel, o curso superior de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Jaguarão da UNIPAMPA, o curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e o curso de História da Universidade Federal de Santa Maria.

Programação_Sujeita a Alterações

Publicado em 14/07/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Relações Internacionais, Turismo.