Laboratório de Artes Populares recebe instrumentos musicais

lapis_doisPelo menos 22 tipos de instrumentos musicais novos chegaram à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em sua maioria de percussão, eles irão qualificar a atuação do Laboratório de Artes Populares Integradas (LAPIS). Todos são inéditos na UFPel. O espaço é vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de apoio à criação de laboratórios.

Os instrumentos, em sua maioria, são de procedência francesa. Segundo o professor José Everton Rozzini, com as aquisições a UFPel possui hoje instrumentos de ponta.

lapis_umO LAPIS foi criado com recurso do edital LIFE 2013. Espaço destinado a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, incentiva o desenvolvimento de metodologias voltadas, entre outros aspectos, para a inovação das práticas pedagógicas, a formação do caráter interdisciplinar dos profissionais e elaboração de materiais didáticos nessa linha.

Os novos instrumentos estão sendo usados neste momento por alunos do curso de Música prioritariamente. Conforme adianta o professor, há projetos em andamento que prevêem a utilização desses equipamentos no segundo semestre em ações voltadas à comunidade, especialmente em projetos de formação continuada de professores da rede pública de ensino, ex-alunos da UFPel, alunos de outros cursos e estudantes da educação básica relacionados aos programas da UFPel, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

lapis_tresO investimento do edital foi direcionado à compra de equipamentos, móveis e diversos materiais imprescindíveis ao pleno desenvolvimento de atividades artísticas e pedagógicas no âmbito da dança e da música, focando nas características predominantemente associadas ao universo das artes populares. O desenvolvimento das atividades possibilitou, ainda, ações como realização de atividades de intercâmbio, eventos, oficinas e residências artísticas.

Na avaliação de Rozzini, o LAPIS  vem se constituindo num “espaço físico” de integração dentro da Universidade, desenvolvendo ações que integram ensino, extensão e pesquisa por meio de atividades compartilhadas, prioritariamente, entre as áreas de Dança e Música. “Já se percebe um impacto do LAPIS em algumas escolas do ensino Fundamental e Médio, por meio das atividades que professores da rede participaram e, através de tais experiências, começam a se colocar na condição de construir conhecimentos através da perspectiva interdisciplinar nas referidas áreas”, aponta.

lapis_quatroAmpliar a qualificação dos profissionais e futuros profissionais e estimular o desenvolvimento do senso estético-crítico e reflexivo dos professores e estudantes – especialmente em relação às artes populares -, são alguns dos resultados do LAPIS. A isso soma-se a possibilidade de acesso e uso de multimeios vinculados a experiências de ensino-aprendizagem que privilegiem relações entre as linguagens artísticas da dança e música com aparatos de tecnologia multimídia e instrumentos musicais de alta qualidade. “Acreditamos que a criação do Laboratório de Artes Populares Integradas foi e está sendo um passo importante no processo formativo dos alunos dos cursos de licenciatura envolvidos e dos docentes da rede pública de Educação Básica, enquanto formação continuada. O LAPIS tem potencial inovador para ser um protagonista no desenvolvimento de atividades educativas com a área das artes populares dentro da Universidade e para além dela”, afirma.

Conheça os novos instrumentos
– Uma marimba 5 oitavas
– Uma marimba 4.3
– Um vibrafone
– Um glockenspiel
– Um chimes
– Um quarteto de tímpanos
– Um bombo sinfônico
– Um xilofone
– Sexteto de tons sinfônicos
– Três caixas claras
– Uma bateria completa com pratos
– Um par de tumbadoras
– Um bongo
– Cowbell’s
– Triângulos
– Bell tree
– Castanholas
– Pandeiros
– Dois violões (um de cordas de aço e um de cordas de nylon)
– Um cavaquinho
– Um contrabaixo
– Equipamento de áudio e outros instrumentos de percussão

Publicado em 08/07/2015, nas categorias Destaque, Notícias.