Representantes do Cine UFPel participam de capacitação em Brasília

Representantes do projeto da Sala de Cinema Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – recém batizado como Cine UFPel – estiveram na sede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Brasília. O objetivo era a capacitação do projeto Cinemas em rede, que interliga diversas salas de cinemas em universidades de todo o Brasil. A professora Cíntia Langie, do curso de Cinema e Audiovisual, e Rafael Andreazza, idealizador do projeto, estiveram em Brasília para receber treinamento para operar a sala de cinema que está hoje localizada na Agência da Lagoa Mirim.

Na UFPel, a sala de cinema é uma proposta dos cursos de Cinema (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A segunda fase do projeto Cinemas em rede integra seis universidades, recém incorporadas à iniciativa – UFPel, Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP), Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Rede de Cinemas Digitais (Cinemas em Rede) é um projeto desenvolvido em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a RNP, que tem por objetivo geral explorar as possibilidades abertas pelas redes de computadores (Internet) para a circulação de conteúdos (filmes brasileiros) e ampliação do acesso à bens culturais e simbólicos, bem como contribuir para dotar o país com os recursos técnicos e humanos necessários às iniciativas de investigação e experimentação no campo do Cinema e Audiovisual digitais.

No segundo dia da capacitação em Brasília, 1º de julho, o grupo conversou com o secretário do Audiovisual do (SAv/MinC), Pola Ribeiro, que, além de apresentar propostas para qualificar o projeto de salas da RNP, também apresentou o projeto de salas da RECAM – outra iniciativa que também será incorporada no Cine UFPel. Trata-se de um projeto internacional que interliga salas do Mercosul (dez no Brasil – uma dessas em Pelotas, o Cine UFPel -, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai).

Mais informações sobre o encontro estão disponíveis neste link.

Publicado em 06/07/2015, na categoria Notícias.