Início do conteúdo

UFPel adquire 400 licenças do Sistema Financiar

fiqueligado-152x114A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) contratou 400 licenças de acesso ao Sistema Financiar, um software de busca de oportunidades de financiamento, pioneiro em âmbito nacional por disponibilizar informações sobre fontes nacionais e internacionais de financiamento para projetos de pesquisa, ensino, extensão, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento.

O Sistema Financiar se diferencia dos demais devido a sua interatividade com seus usuários que, ao definirem seu perfil de atuação, passam a receber, de forma seletiva e automática, as informações de fomento nas suas áreas de interesse. As oportunidades – disponibilizadas em editais, chamadas, prêmios, bolsas, estágio, auxílios para eventos, publicações e viagens – são informadas de forma resumida, por itens, como descrição, data-limite, forma de solicitação, valor financiado, elegibilidade, requisitos, restrições, contatos e dados da agência de fomento.

A iniciativa, promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, por meio da Coordenadoria de Pesquisa, deverá ampliar a capacidade de captação de recursos pelos pesquisadores da UFPel, já que estes pesquisadores passarão a receber novas oportunidades de fomento, não apenas aquelas suportadas pelas instituições tradicionais de fomento como CNPq, CAPES, FAPERGS e FINEP.

Os líderes de grupos de pesquisa, coordenadores de cursos pós-graduação, diretores de unidades acadêmicas, a equipe da PRPPG, além do grupo de empresas incubadas na Conectar – incubadora de base tecnológica da UFPel – , receberão licenças do Sistema Financiar. A ideia é que estas pessoas divulguem as oportunidades entre seus pares, ampliando o espectro de impacto desta medida e fazendo com que as oportunidades cheguem para toda a comunidade da UFPel.

O Sistema Financiar está enviando e-mails para os pesquisadores contemplados, enviando informações de acesso. Todos os contemplados, após receberem informações de login, devem entrar no sistema e selecionar as áreas de interesse, lembrando que diversas áreas podem ser selecionadas. Além disso, algumas opções pessoais também podem ser configuradas já no primeiro acesso.

Assim que consolidada esta primeira etapa, será lançado um processo interno de seleção para demais pesquisadores (não contemplados diretamente na lista acima) receberem acesso ao sistema, considerando as licenças ainda disponíveis.

Mais informações sobre o sistema podem ser encontradas aqui.

 

Publicado em 29/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.