Escola de Inclusão realiza Festa Junina

DSC_1078O clima estava garantido, com bandeirinhas coloridas e muitas brincadeiras. E mais ainda pela animação do público. Na tarde dessa quinta-feira (25), os atendidos pela Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) puderam aproveitar um belo Arraial, embalado por uma das coisas que mais gostam, a música.

O momento máximo da festa foi a apresentação da quadrilha, animada pela estudante de Dança Luana Arrieche, que desenvolve trabalhos de expressão corporal com o grupo todas as terças-feiras. Isso acontece a partir da Escola de Inclusão, iniciativa por meio da qual a Associação é acolhida pela Universidade Federal de Pelotas para desenvolver suas atividades, em três dias da semana.

DSC_1036E foi justamente por promover esse tipo de comemoração temática em forma de festas-baile que a Associação passou a existir. Ela é formada por familiares e amigos de pessoas com deficiência que deixavam de ser atendidas pelas instituições já existentes na cidade por atingirem o limite de idade estabelecido. A partir das reuniões dançantes, os responsáveis pelos jovens e adultos com necessidades especiais passaram a buscar alternativas para promover atividades com eles. Atualmente, são 20 atendidos pela Apajad.

O grupo tem a pretensão de se transformar em um centro de referência em atendimento de educação, saúde, lazer e cultura para esse público específico das pessoas com deficiência. No entanto, antes de pensar em alçar voos mais altos, a Associação ainda precisa de uma sede própria, como afirma a coordenadora, Marli dos Santos.DSC_0067

Publicado em 26/06/2015, na categoria Notícias.