Doutorando defende tese relacionando fatores precoces com a inteligência em crianças

O doutorando Fabio Figuera, orientado pelo professor  Aluisio Barros realizará a defesa da tese intitulada “Determinantes precoces da capacidade cognitiva nas crianças aos 6-7 anos: Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004”, no dia 2 de julho, às 8h30, no auditório  Kurt Kloetzel. A banca será formada por Simone Karam, Helen Gonçalves e Iná Santos.

Fatores que influenciam a inteligência da criança

A inteligência da criança na infância pode impactar decisivamente no desempenho futuro da criança na vida adulta e os primeiros anos de vida são importantes para que esse desenvolvimento físico e mental possa acontecer da melhor forma e a criança atingir todo seu potencial.

Motivado pela importância dos primeiros anos na inteligência da criança e os poucos estudos existentes no Brasil e no mundo, o doutorando Fabio Alberto Camargo-Figuera, sob orientação do Professor Aluísio Barros do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPEL, investigou quais são os principais determinantes da inteligência na idade pré-escolar em 3533 crianças participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas do ano 2004.

A pesquisa mostrou que crianças de melhores condições socioeconômicas, que foram amamentadas por um maior tempo, e que realizavam atividades simples de interação com os pais como ler livros, contar histórias, visitar a praça, tiveram um Quociente Intelectual mais alto.

A informação gerada pelo estudo contribui para os conhecimentos do desenvolvimento cognitivo das crianças numa época muito próxima ao ingresso na escola. Na fase escolar, a integração de programas de nutrição e transferência de renda, como Bolsa Família, vinculados a programas onde a família receba um treinamento em cuidado da criança e estimulação, pode ter um impacto positivo sobre o desenvolvimento de todo o potencial físico, social, emocional e cognitivo das crianças.

Fonte: PPGE

Publicado em 26/06/2015, na categoria Informes Acadêmicos.