Início do conteúdo

UFPel participa da Conferência Anual ABRAVEQ

DSC01192A XVI CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015, foi realizada de 19 a 21 de Junho, em Águas de Lindóia/São Paulo. Este é um dos maiores eventos de capacitação técnico-cientifica em medicina veterinária da América Latina no qual reuniu médicos veterinários especialistas em equinos e estudantes, envolvidos no agronegócio do Cavalo. Contou com a presença de 1200 participantes e apresentação de 400 trabalhos científicos. A CONFERÊNCIA ANUAL ABRAVEQ 2015 está entre os três eventos de Medicina Veterinária com maior número de trabalhos científico do Brasil.

O grupo ClinEq, coordenado pelo professor Carlos Eduardo Wayne Nogueira e Bruna da Rosa Curcio, apresentou dez trabalhos científicos, publicados nos anais do evento e expostos em forma de pôster. Sendo dois destes trabalhos premiados em diferentes áreas: Acúmulo de Gordura e Lesões Osteoarticulares em Potros da Raça Crioula foi 1° lugar na área de Fisiologia e Nutrição de Equídeos, sendo apresentado pela mestranda Bruna dos Santos Suñé Moraes e o 2° lugar na área de Reprodução Equina com o trabalho intitulado como: Histomorfometria Microcotiledonária e Capilar da Placenta de Éguas Puro Sangue Inglês com Lâminite Crônica sendo apresentado pela doutoranda Fernanda Maria Pazinato.

DSC01195Durante a XVI Conferência Anual Abraveq foi realizado o Fórum de Neonatologia Equina/Zoetis, realizado pelo grupo ClinEq, coordenado pelos professores Bruna da Rosa Curcio e Carlos Eduardo Wayne Nogueira e equipe de Pós Graduandas Bruna dos Santos Suñé Moraes, Ilusca Sampaio Finger, Fernanda Maria Pazinato e Luciana Oliveira de Araujo. Neste foram discutidos assuntos referentes à avaliação da gestação, cuidados com o recém-nascido e casos clínicos de Potros.

Este evento foi de extrema importância para formação complementar dos alunos de graduação e pós-graduação do grupo ClinEq e UFPel/RS. Sendo uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos técnicos-científicos além da participação em um evento para veterinária voltada ao Cavalo, que vai além do aprendizado imediato, assim como possibilitando trocas de experiências profissionais nacionais e internacionais.

Publicado em 25/06/2015, na categoria Notícias.