Projeto Ópera na Escola comemora 10 anos com recital lírico

Ópera na Escola 1O projeto Ópera na Escola comemora seus 10 anos na próxima sexta-feira (26), às 19h30min, no Salão da Bibliotheca Pública Pelotense. Esta edição será abrilhantada com um recital lírico, coordenado pela professora Magali Richiter, com organização dos acadêmicos, bolsistas e colaboradores. O evento tem a entrada franca.

O programa contará com duas partes: na primeira serão executados excertos da ópera A Flauta Mágica de Mozart, com artistas do primeiro elenco que se apresentaram há 10 anos; já na segunda parte teremos árias de diversas óperas que foram apresentadas e tiveram destaque durante os recitais do Projeto.

Sob a correpetição do professor Marcelo Cazarré, obras de compositores consagrados como Verdi, Offenbach, Dvorak e Franz Lehár serão interpretados por cantores convidados, como as sopranos Carla Domingues (SC) e Carolina Veloso (POA) e artistas do cenário pelotense. O programa será contemplado com solos, duetos e demais formações e é claro que, caracterizado de acordo com os personagens.

O elenco será formado por Carla Domingues, Carolina Veloso, Fábio Guimarães, João Ferreira Filho, Ana Azambuja, Sirlei Lima, Angela Pachon, Fabiane Luckow, Breno Ribeiro, Daniela Moreira, Rossana Sparvoli, Caroline Peres, Marcelo Schuch, Fernanda Miki, Andria Rodrigues e Lauren Tavares.

O projeto fez seu primeiro recital temático na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Dunas, em Pelotas, no dia 22 de junho de 2005, com a colaboração dos alunos dos cursos de Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música da UFPel. A história da ópera A Flauta Mágica foi trabalhada com as crianças de forma lúdica, sendo que elas participaram ativamente da montagem final do espetáculo, onde a diretora, professores, funcionários e comunidade interagiram ativamente. Após 10 anos o Projeto já contemplou mais de quatro mil crianças das redes municipais e particulares de ensino de Pelotas e entorno. Os recitais são sempre gratuitos e oferecem um repertório erudito.

Publicado em 23/06/2015, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.