Livro com base na Psicologia Histórico-Cultural será lançado

lancamento_livro_Egressos do doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os professores Bento Selau e Rafael Fonseca de Castro lançam, nesta segunda-feira (22), o livro Cultural-Historical Approach: educational research in different contexts. O evento será no Museu do Doce, Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório, às 19h.

Selau e Castro têm realizado suas pesquisas nas áreas da Educação e da Psicologia com base na Psicologia Histórico-Cultural, idealizada no início do século XX, na então União Soviética. Essa corrente teórica é mundialmente conhecida e se destaca em projetos educacionais nos mais diversos níveis e áreas do conhecimento. A ideia de construção do livro teve o objetivo de promover o potencial desse referencial por meio da divulgação de estudos realizados em diferentes contextos, em diversos países do mundo, apresentando resultados de pesquisas desde a educação infantil, passando por anos iniciais e ensino médio, até o ensino universitário e de adultos.

O livro foi produzido com a participação de pesquisadores colaboradores de 16 países: Alemanha, África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Lituânia, Grécia, Inglaterra, Itália, Rússia, Sérvia e Zimbábue.

A construção da obra levou dois anos e meio e teve o apoio da FAPERGS/CAPES, após vencer concorrência com mais de cem propostas, no ano de 2012, entre todas as áreas do conhecimento de universidades brasileiras.
Seguindo as normas do Edital vencido, o livro não será comercializado, sendo os exemplares impressos disponibilizados nas bibliotecas de universidades, grupos de pesquisa e escolas, dentro e fora do Brasil, e divulgado em eventos nacionais e internacionais.
O livro está sendo lançado em formato impresso, mas também está disponível na plataforma online da editora EdiPUCRS, em modo de leitura online acessível para cegos. O download do livro é totalmente gratuito neste link.
Os autores da obra e sua orientadora, professora Magda Damiani, da Faculdade de Educação da UFPel, esperam que o livro possa contribuir para o debate em Educação e Psicologia e na construção de propostas por uma educação cada vez melhor. A comunidade acadêmica é convidada a prestigiar o lançamento da obra.

Publicado em 22/06/2015, na categoria Notícias.