Doação de Alegria: Segue campanha de doação de cabelos no HE

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, desde que se tornou um ponto de arrecadação de cabelos para crianças com câncer, vem recebendo diversas mechas das mais diferentes pessoas. Mulheres que resolveram aderir à causa, homens cabeludos que abandonam as madeixas e pequenas crianças que abrem mão dos longos fios para ajudar outras que tanto precisam.

Desde a campanha de outubro do ano passado, quando houve uma grande mobilização no HE para o corte, já foram enviadas mais de 400 mechas. Em outubro de 2014 mais de 200 pacotinhos foram mandados, em janeiro de 2015 as madeixas chegaram a 108 unidades e nesse junho 115 cabelos pegaram carona e foram para a ONG Cabelaço em Canoas.

No meio dos fios, uma história chamou a atenção. Ana Beatriz Ramos de Carvalho, com apenas quatro aninhos, ouviu falar do projeto da confecção de perucas para crianças com câncer e resolveu assim doar seus longos cabelos. Ela nunca tinha cortado nem as pontinhas do cabelão castanho, mas com sua coragem infantil passou a tesoura em mais do que os 15 centímetros necessários e enviou para o HE.

A pequena Ana é uma inspiração para todos que querem participar dessa ação. Para doar é só seguir cinco passos simples: lave o cabelo, seque-o bem, prenda com uma colinha – deixando no mínimo 15 centímetros de comprimento para serem cortados –, corte acima do elástico e coloque em um saco plástico. Depois é só levar os fios ao serviço de Oncologia do Hospital Escola, Rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 19/06/2015, na categoria Notícias.