Reitor recebe atletas que participaram dos Jogos Universitários Gaúchos

001(2)Na tarde desta quarta-feira (17), o reitor Mauro Del Pino recebeu em seu Gabinete, os atletas que participaram dos Jogos Universitários Gaúchos que entregaram simbolicamente os troféus conquistados nas competições.

Os alunos da Universidade tiveram alto desempenho nos jogos  que ocorreram no último fim de semana em Pelotas. Além dos troféus e medalhas conquistados, a Universidade também foi destaque pela organização e recepção dos atletas de fora da cidade.

O professor Mario Azevedo Júnior agradeceu o apoio da Administração nas ações de políticas esportivas. “O apoio da Administração proporciona que a UFPel tenha um papel de destaque no esporte gaúcho como instituição pública”, disse.

O reitor Mauro Del Pino estendeu os agradecimentos aos cursos e aos estudantes que trouxeram a conquista para a Universidade. “Momentos como esses marcam a nossa formação e a nossa personalidade o que é muito relevante para que a Universidade cumpra com seus objetivos para além do currículo do curso”, disse.

Resultados

Basquete fem - equipes da UFPel e UFRGSNo basquete masculino, a UFPel participou com os  times da UFRGS, Furg , Feevale, UCS e Unisinos, obtendo a segunda colocação. No basquete feminino, a UFPel disputou o título estadual com a UFRGS em dois jogos e acabou também com o vice-campeonato.

Basquete masculinoNo handebol masculino, a Universidade também foi vice-campeã, jogando com Unipampa, Feevale, Faculdade Anhanguera, Urcamp e a UFRGS.  No handebol feminino, a UFPel obteve o terceiro lugar, enfrentando a Facos, Feevale e UFRGS.

No xadrez, por equipes, a UFPel foi imbatível e conquistou o título estadual. Individualmente também foi a melhor: o 1º lugar foi do aluno Leonardo Sampaio, da Medicina, o 2º lugar ficou com Natanael Cardoso, da Educação Física e o 3º lugar com Bruno Lucci, da Medicina.

Também estiveram presentes os atletas da natação que participaram das competições de natação em Porto Alegre nos dias 30 e 31 de maio. Os atletas Felipe Santos da Costa (ESEF/atletismo), Matheus Ehlert Schneider (Engenharia Geológica/natação) e Lucas dos Reis Barcellos (Direito/natação), pelos índices técnicos apresentados, possuem reais chances de representarem o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros a serem realizados em Uberlândia, Minas Gerais, no mês de outubro.

Jogos

003(1)Estiveram envolvidos na organização os docentes Alexandre Marques, Mario Azevedo Júnior, Rose Silva, Marcelo Cavalli, Eduardo Merino e Francisco José Tavares da ESEF. Os jogos tiveram apoio do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, SESI, IFSul e CAVG que colaborarem com o empréstimo de locais de competição e alojamentos.

Os 36º Jogos Universitários Gaúchos são realizados pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes até 5 de julho, em Porto Alegre, Pelotas, Campo Bom e Novo Hamburgo. Nos dias 04 e 05 do próximo mês a UFPel participa da competição de voleibol masculino. A finalidade dos Jogos é promover a integração das Instituições de Ensino Superior através de atividades desportivas e desenvolver o intercâmbio desportivo. O torneio também serve de seletiva estadual para os 63º Jogos Universitários Brasileiros, uma espécie de olimpíadas entre as instituições.

Publicado em 17/06/2015, na categoria Notícias.