Atividade marca Dia Mundial Sem Tabaco

sem_tabaco_doissem_tabaco_quatrosem_tabaco_seissem_tabaco_seteNo ensolarado domingo do dia 31 de maio ocorreu a campanha de combate ao fumo, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) organizou diversas atividades de conscientização, que foram realizadas na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Altar da Pátria.

Com o slogan Diga não ao cigarro – Corte este Mal, Curta a sua Vida, a campanha deu destaque para os riscos do fumo passivo, relacionando diversos problemas de saúde em crianças, adultos e gestantes. Expor os pequenos ao tabagismo passivo aumenta o risco de morte súbita, infecções respiratórias, problemas de ouvido e desenvolvimento e agravamento de asma. Em relação à gestação, a exposição pode gerar problemas como complicações e malformações congênitas e risco de baixo peso ao nascer. Já para os adultos, o tabagismo passivo pode acarretar efeitos adversos no sistema cardiovascular, causando doença cardíaca coronária e câncer de pulmão, aumentando as chances do desenvolvimento de asma e pneumonia grave, também associado à tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O evento teve mateada, com distribuição da Erva Mate Valério, verificação de pressão arterial, exposição de um pulmão danificado pelo fumo, distribuição de material informativo, avaliação do grau de dependência e verificação de monóxido de carbono exalado. “Esse tipo de abordagem, onde a comunidade se vê frente a um profissional da saúde realizando atividades de prevenção primária, serve de alerta e estímulo para a conscientização de vários fumantes, tendo sua efetividade comprovada”, disse a médica Sílvia Macedo, chefe da Divisão Médica do HE, presente na ação. Segundo ela, o maior objetivo era orientar a população, oferecendo material informativo com os malefícios do fumo à saúde, dicas para parar de fumar e os benefícios da descontinuação do tabagismo.

O evento foi organizado pelo Hospital Escola da UFPel – Projeto Abordagem e Prevenção ao Tabagismo -, juntamente com a  3ª Coordenadoria de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os colaboradores foram o Instituto Educacional Dimensão, Departamento de Tabagismo (SMS), Saúde da Mulher (SMS), Departamento de Comunicação do HE e Liga de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UFPel.

Publicado em 08/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.