Associação Amigos do Conservatório promove lançamento do CD da Camerata Novitango

No dia 9, às 20h, ocorre, na Bibliotheca Pública Pelotense, o lançamento do CD da Camerata Novitango. Este trabalho foi financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA) da Secretaria de Cultura (SECULT). Devido à interdição do Salão Milton de Lemos, todos os eventos continuam sendo realizados na Bibliotheca Pública Pelotense, instituição que tem acolhido e apoiado em toda a sua plenitude os recitais que estão sendo promovidos pelo Conservatório de Música. O evento tem entrada gratuita.

A Camerata Novitango é um grupo musical formado em 2008, em Pelotas, com o intuito de executar obras de repertório porteño, como tangos, milongas, valsas e derivados. Durante estes anos, desenvolveu-se um forte entrosamento entre seus componentes, que ganharam experiência apresentando-se em importantes palcos e eventos de Pelotas e região.

O grupo é composto pelos músicos Ângela Pachon (cantora), Laira Campos (pianista), Possiodonio Tavares (bandoneonista e violonista) e Renan Leme (violinista). Os arranjos são elaborados pelo próprio grupo, o que agrega a cada música interpretada pela Camerata – mesmo às mais conhecidas – um certo ineditismo.

Ângela Pachon – Natural de Pelotas. Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas. Seus estudos foram direcionados ao canto lírico. Participou como solista junto a Sociedade Música pela Música, sob regência do maestro Sérgio Sisto. Desde 2008 participa do Projeto “Ópera na Escola” da UFPel, coordenado pela professora Magali Richter. Atualmente vem transitando entre o canto lírico e o popular.

Renan Leme – Natural de São Paulo. Bacharel em Violino pela UFPel. Participou de diversos Festivais de Música, tendo a oportunidade de fazer master class com os violinistas Yang Liu, Emmanuele Baldini, Levon Ambartsumian e Annie Chalex Boyle (Texas), pela qual foi convidado para seu mestrado em Práticas Interpretativas de Violino no Estado Unidos.

Possidonio Tavares – Natural de Rio Grande. Formado em Teoria, Solfejo e Harmonia pelo Conservatório Palestrina de Porto Alegre, aperfeiçoando seus estudos com o violinista Delsuamy Vivekananda. Integrou o grupo Avendano Junior e a orquestra típica do maestro José Yacks. Foi clarinetista de Bandas Militares, mestre de música da Banda Musical de Arroio Grande entre 2000 e 2001. Possui domínio de vários instrumentos como: clarinete, violão, bandolim, bandoneon, trombone, baixo elétrico, teclado e saxofone.

Laira Campos – Natural de Rio Grande. Bacharel em Piano pela UFPel. Participou como recitalista nos projetos Jovens Pianistas Pelotenses, Doze e Trinta, Tertúlias Musicais, Valorizando Talentos e Sete ao Entardecer. Integrou espetáculos como: Libertango, Tributo a Astor Piazzolla, La Barra del Tango, Aires de Espana, Nau dos Sentimentos.

O quê: Lançamento do CD da Camerata Novitango
Quando: 9 de junho, às 20h
Onde: Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Coronel Pedro Osório, 103
Quanto: Entrada gratuita

Publicado em 08/06/2015, na categoria Notícias.