Reitora da UFCSPA visita museus da UFPel

DSC_0710A imponência das dependências do palacete de número 8 da praça Coronel Pedro Osório, que hoje abriga o Museu do Doce da UFPel, e a produção artística exposta no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, única instituição do gênero no sul do Estado, foram local de visita para a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Miriam Oliveira, e seu assessor de Assuntos Estratégicos, Cláudio Alexandre.

Os membros da gestão da universidade porto-alegrense foram recepcionados pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino, pela coordenadora de Patrimônio Cultural, Francisca Michelon, pela chefe da Seção de Museus, Nóris Leal, e pelos assessores da reitoria Lorena Gill e Paulo Koschier. Durante a visita às casas de exposição da UFPel, a reitora e o assessor ficaram encantados com o que viram, em especial com os detalhes arquitetônicos do Museu do Doce e com as obras de Mário Röhnelt que compõe a atual mostra do MALG.

DSC_0729A intenção dos visitantes era colher experiências e dados para a implantação de um museu na UFCSPA. Para tanto, ela tem visitado diversos espaços como este de várias instituições de ensino superior.

De acordo com Miriam, esta é um objetivo do plano de metas de gestão da universidade. Ela explica que o local serviria para abrigar equipamentos médicos de diversos períodos históricos que já estão sob posse da instituição, mas em locais dispersos. Um dos desafios elencados pela reitora é o espaço, que é escasso no atual campus da UFCSPA, fato esse que, no entanto, será resolvido com a construção de novos prédios. A ideia é construir um espaço que sirva tanto para atividades didáticas quanto culturais.

Publicado em 03/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.