UFPel apresenta projetos ao Ministro da Cultura

Ministro%20Cultura%20UFPelMinistro%20Cultura%20reitoresEm visita a Jaguarão neste sábado (30), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, reafirmou a zona de fronteira como fundamental nas políticas públicas do Ministério (Minc). Na ocasião, entre outros compromissos, ele recebeu, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), documentos relacionados a projetos e ações em áreas de fronteira.

O reitor Mauro Del Pino, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e a coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural, Francisca Michelon, apresentaram ao ministro a proposta da criação do Observatório de Fronteira – órgão interdisciplinar que irá aglutinar projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados em áreas fronteiriças. Sua grande tarefa será mapear todas as ações culturais realizadas nessa faixa de abrangência e, ainda, articular e potencializar essas iniciativas.

O Plano de Cultura da UFPel também foi apresentado, assim como outros documentos relacionados à temática do patrimônio cultural, entre eles o projeto “Laneira – A Casa dos Museus”.

O ministro ainda tomou conhecimento do Projeto “Ponto a Punto: intercâmbio cultural – diálogos internacionais”, promovido pela UFPel em parceria com o Minc. O Ponto a Punto pretende ampliar os saberes e trocas de experiências no âmbito da cultura e das artes por meio do intercâmbio de jovens de diferentes países da América Latina onde se localizam pontos de cultura. A intenção é promover a capacitação profissional e o intercâmbio de conhecimentos entre jovens artistas, produtores e intelectuais, por meio de um processo de residência nos campos da música e do audiovisual no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

Cultura na fronteira
Durante a agenda em Jaguarão, quando participou de uma roda de conversa chamada Diálogo da Fronteira, Juca Ferreira ressaltou a importância dos Pontos de Cultura para o fomento da cultura de base comunitária no país. “Historicamente, as comunidades acharam uma forma de qualificar seu ambiente e superar a ausência do Estado. Muitas vezes, em um ambiente degradado e submetido à violência, as pessoas produzem um ambiente mágico que só a arte e a cultura são capazes de fazer”, comentou.

Durante a visita, o ministrou anunciou uma política cultural para as fronteiras e avanços para lançar um edital específico para pontos de cultura de fronteira.

O encontro teve a presença de artistas, gestores, produtores e da ministra da Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz. Além da UFPel, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também estiveram no encontro.

Publicado em 01/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Cultura.