Faem realiza palestra sobre Packaging and Biomaterials Research

Packaging and Biomaterials research at the University of GuelphO professor Loong-Tak Lim palestrará nesta terça-feira (2), no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia, campus Capão do Leão, às 9h30min, sobre Packaging and Biomaterials research at the University of Guelph, Ontario, Canada. A realização é do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (DCTA) e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faem.
Ele irá falar sobre a Universidade, o programa de pós-graduação em Food Science da UoG, além de dar ênfase na produção de fibras e tecnologias de micro e nano encalsulamento por electrospinning e electrospray.

O professor é coordenador da Pós-Graduação em Food Science na University of Guelph (UoG) que pertence ao programa Ontario Agricultural College (OAC) e está no Brasil (UFPel) através do Programa de atração de pesquisador visitante (PVE-Ciência sem Fronteiras), cujo projeto é coordenado pelo professor Alvaro Renato Guerra Dias, do PPGCTA (DCTA-FAEM-UFPel) e que foi aprovado e financiado pela CAPES em 2014.

Loong-Tak Lim obteve seu título de doutor pelo departamento de Food Science da University of Guelph (Canadá) em 1999 e o bacharelado em Food Science pela Acadia University (Canadá) em 1994. Atualmente é professor associado e Coordenador do Programa de pós-graduação no Departamento de Food Science na University of Guelph. O Prof. Dr. Lim é líder da linha de pesquisa em Embalagens e biomateriais (Packaging and Biomaterials). O seu grupo de pesquisa foca em vários tópicos relacionados com embalagens, micro e nanoencapsulamento, filmes e coberturas de biopolímeros e tecnologia e processamento de café.

Uma das áreas chaves da sua pesquisa é explorar as tecnologias de electrospinning e electrospray para o desenvolvimento de embalagens ativas e inteligentes, bem como o encapsulamento e liberação de compostos bioativos para aplicação em alimentos e fármacos. Antes de integrar a equipe da University of Guelph o Prof. Dr. Lim trabalhou na companhia Husky Injection Molding Systems Ltd. (Bolton, Canada), onde ele era o gerente de projetos, trabalhando extensivamente com moldagem por sopro com estágios simples e duplos. O Prof. também é autor e co-autor de mais de 55 artigos científicos, 8 capítulos de livros e editor do livro “Poly(latic acid): Synthesis, Structure, Properties, Processing and application”. Na University of Guelph, ele leciona para as turmas de graduação as disciplinas de Food Packaging e Food Enginerring Principles além de ser professor convidado em diversos outros cursos que envolvam assuntos como Ciência dos materiais e ciência dos alimentos.

Publicado em 29/05/2015, na categoria Notícias.