Dia Mundial Sem Tabaco tem atividade neste domingo (31)

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Em alusão a essa data, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) está promovendo uma atividade de conscientização sobre o assunto. O evento ocorrerá no próprio dia 31, das 14h às 17h30min, em frente ao Altar da Pátria, na Avenida Bento Gonçalves.

O evento terá mateada, patrocinada pela Erva Mate Valério, verificação de pressão, apresentação de um pulmão danificado pelo fumo, distribuição de material informativo, aplicação de questionário do grau de dependência, roda de conversa com depoimentos de ex-fumantes, verificação de monóxido de carbono e oficina de reanimação cardíaca.

O tema em destaque nesse ano será o fumo passivo, especialmente em relação às crianças, alertando sobre o quanto conviver nesse ambiente é prejudicial. “Pai fumando em casa está envenenando a vida do filho”, afirma um dos organizadores do evento, o técnico em Enfermagem e integrante do Projeto Abordagem e Prevenção ao Tabagismo do HE, Vitor Hugo dos Santos. Expor crianças ao tabagismo aumenta o risco de morte súbita, infecções respiratórias, problemas de ouvido, desenvolvimento e agravamento de asma.

A exposição ao tabagismo passivo também interfere na gestação, podendo causar complicações como malformações congênitas e risco de baixo peso ao nascer.

O risco também se estende aos adultos. O tabagismo passivo pode provocar efeitos adversos no sistema cardiovascular e causar doença cardíaca coronária, câncer de pulmão, entre outras. Além disso, a poluição causada pelo tabaco aumenta as chances de desenvolvimento de asma e pneumonia grave, estando associado à tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A organização do evento é do Hospital Escola da UFPel – Projeto Abordagem e Prevenção ao Tabagismo -, juntamente com a 3ª Coordenadoria de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os colaboradores são: Departamento de Tabagismo (SMS), Saúde da Mulher (SMS), SAMU (SMS), Departamento de Comunicação do HE e Liga de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UFPel.

Publicado em 29/05/2015, na categoria Notícias.