Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia ocorre em Pelotas

A XX Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia ocorre mais uma vez em Pelotas. O evento retorna à cidade, onde foi realizada sua primeira edição, no ano de 1995, para comemorar os 20 anos. O encontro, de caráter itinerante, já passou por diversos municípios do Rio Grande do Sul e volta à Cidade do Doce com a parceria entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Nos dias 25, 26 e 27 de junho ocorrerão encontros com o objetivo de trazer atualização sobre a área de neonatologia para os diversos profissionais da equipe multiprofissional, juntamente com o 4º Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal. As atividades ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera e na sala 425 C, ambos localizados no Campus I da UCPel.

O evento conta com a presença do neonatologista e chefe do Programa de Especialidade em Neonatologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile, Jorge Fabres. Ele irá ministrar duas palestras: “Atualização em Reanimação Neonatal” e “Enterocolite Necrosante Neonatal – nosso eterno pesadelo”. Além disso, outros temas serão abordados por diversos profissionais, focando nos médicos, enfermeiros e estudantes. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

A Jornada também terá abrangência no setor acadêmico, tendo apresentação de artigos científicos como forma de incentivo ao ensino e pesquisa. “A importância do evento é propiciar o conhecimento da área neonatal aos profissionais do interior do estado que estão diretamente ligados aos cuidados com o recém-nascido. Também tem como intuito ampliar o conhecimento dos estudantes nesse setor da saúde”, falou a médica pediatra e supervisora do Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Escola UFPel, Tanira Barros.

A realização do evento é feita pelo Comitê de Neonatologia e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, com apoio da Unidade de Pediatria do HE e da UCPel, Laboratório GSK e Sanofi. A jornada é patrocinada por Nestlé, AbbVie, e Extractus Manipulação e Cosméticos.

Publicado em 28/05/2015, na categoria Notícias.