Curso mostra compostagem como opção para resíduos da produção animal
Uma destinação ambientalmente adequada, economicamente viável e socialmente aceitável são pilares para a produção animal sustentável. É neste sentido que, desde segunda-feira (25), está ocorrendo o curso “Compostagem, húmus e substratos”, estruturado pelo Sindicato Rural de Pelotas e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com organização do Núcleo de Gestão Ambiental na Produção Animal, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. A atividade está sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo e consultor ambiental Marcelo Nunes.
O curso teórico-prático tem o objetivo de capacitar alunos e produtores para a utilização do método nas unidades de experimentação animal da Universidade e em pequenas propriedades. Na oportunidade, foram construídas duas composteiras piloto, para servirem de modelo e serem utilizadas para destinação e tratamento dos resíduos provenientes da unidade de experimentação com ovinos.
O curso, que se estende até esta quarta-feira (27), está sendo realizado no miniauditório do Centro de Integração do Mercosul e nas dependências do Pavilhão Experimental de Ovinos da UFPel.