UFPel presente no Cidade Bem Tratada: Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos

III Cidade Bem TratadaA UFPel esteve presente na 4ª edição do “Cidade Bem Tratada: Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos” realizada nos dias 18 e 19 de maio em Porto Alegre. O evento, estruturado em painéis temáticos, teve o objetivo de discutir o atual cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi acompanhado por servidores do quadro técnico da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/PRAInfra).

Temáticas atuais como as licitações sustentáveis, a logística reversa de resíduos sólidos e os aspectos jurídico-institucionais na gestão destes foram amplamente apresentados e discutidos entre palestrantes, mediadores e participantes.

A Universidade, inserida no contexto urbano e regional, é um potencial gerador de resíduos e também indutor de ideias e práticas que busquem a cultura da sustentabilidade das atividades humanas.
No âmbito institucional, a CGA/PRAInfra é o setor responsável por adotar medidas e implementar ações na UFPel que visem o gerenciamento dos resíduos produzidos no âmbito da Universidade e orientar a consonância das atividades desenvolvidas na Universidade às diretrizes da PNRS.

A presença no “Cidade Bem Tratada” possibilitou verificar as dificuldades e os reais entraves para o estabelecimento dos Acordos Setoriais da Logística Reversa de Resíduos previstos na PNRS (lei de 2010), o que torna ainda extremamente complexo o processo de encaminhamento adequado de resíduos específicos gerados, como os eletroeletrônicos, as pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, isopor e embalagens em geral, como os vidros. Além disso, os entraves e desafios encontrados pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e seus trabalhadores também foi abordado, uma vez que a coleta seletiva é instrumento fundamental para a implementação da PNRS.

As temáticas e discussões realizadas no seminário podem ser conferidas no site do evento, acessando o link http://www.cidadebemtratada.com.br/ .

Publicado em 25/05/2015, na categoria Notícias.