Novas instalações do Ambulatório de Pediatria trazem atendimento mais qualificado

DSC_0051  Os pacientes que buscam atendimento no Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina encontrarão, a partir desta segunda-feira (25), um ambiente diferente daquele que estavam acostumados. Com um espaço mais humanizado e lúdico, o setor foi reinaugurado após passar por uma reforma que durou um ano.

O Ambulatório, com área de 630 metros quadrados, foi completamente reformado, a partir de recursos que chegaram à casa dos R$ 980 mil. A intervenção atingiu piso, paredes, sistema elétrico, instalações hidrossanitárias, além de uma completa repaginação visual, que transformou o local de um longo corredor de divisórias escuras em um espaço ventilado, claro, com iluminação e climatização. Além disso, a decoração está renovada, com base nas cantigas de roda infantis.

A manutenção da edificação também será garantida por uma completa restauração dos telhados, que não beneficiarão somente o Ambulatório de Pediatria, mas todo o prédio dos ambulatórios, que também abriga outras especialidades médicas. “Este era um problema gravíssimo, que foi sanado”, afirma Denise Schwonke, engenheira da UFPel, responsável pela fiscalização da obra.

DSC_0068Conforto no atendimento e no ensino-aprendizagem

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Denise Mota, o novo Ambulatório traz muito mais conforto aos pacientes e um lugar mais qualificado para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem da área. Com a climatização do ambiente, foi resolvido o problema antigo de um local frio durante o inverno e quente no verão.

A redistribuição de área permitiu também a criação de novos espaços: a partir da reforma, há miniauditório, salas de aula, orientação e professores, um box voltado para procedimentos, medicações e curativos, local para atendimento de Nutrição e Serviço Social. Os boxes passam a receber apenas atendimentos individuais, diferente de antes, quando alguns estudantes e médicos precisavam dividi-los.

Dessa forma, os atendimentos puderam ser dobrados em quantidade. A mesma área que antes podia efetuar apenas 30 consultas diárias, com a qualificação passa a ter capacidade para 60. Esse número será ampliado ainda mais, quando passarem a atuar no espaço os médicos admitidos por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que atenderão no horário das 16h às 19h, período em que o Ambulatório está fechado.

DSC_0095Uma reforma sonhada

As manifestações apresentadas pela comunidade da Faculdade de Medicina são de uma grande alegria pela transformação do local. Para a vice-diretora, que via o Ambulatório sem nenhuma intervenção desde a época em que foi estudante da unidade, a reforma é considerada uma conquista de um espaço mais adequado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Já a diretora, professora Vera Silveira, vê com satisfação que o antigo local, escuro e acanhado, agora é um ambiente atrativo para as crianças que ali são atendidas. Ela considera que, a partir de agora, os alunos também terão a possibilidade de fazer seu aprendizado de uma forma mais humana. A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira, que celebra a melhora dos espaços.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, vê com alegria a possibilidade em atender essa antiga demanda, que contou com recursos específicos vindos do orçamento da Universidade. “Esse foi um projeto muito dialogado, como deve ser feito”, lembra Mauro, ao destacar a grande comunicação entre a unidade e a Coordenação de Obras e Planejamento Físico, responsável pela reforma. Durante sua fala na inauguração, Del Pino destacou o aporte de recursos da UFPel na infraestrutura de saúde e afirmou que a licitação para a construção do Bloco 3 do novo Hospital Escola deve ser realizada nos próximos meses, assim como a conclusão dos projetos dos demais blocos.

Publicado em 25/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.