III Petro-Sul tem abertura oficial

DSC_4443A Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo (III Petro-Sul) teve a sua abertura oficial na tarde desta segunda-feira (25) no auditório do Centro de Artes. O evento ocorre até o dia 29 de maio e é organizado pelos alunos do Diretório Acadêmico Karen Adami e do Capítulo Estudantil SPE-UFPel.

O evento busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de exploração e produção de petróleo, tendo se caracterizado por reunir a cada ano cientistas e profissionais da indústria, sediada principalmente na região Sudeste, que vêm ao Sul ministrar palestras, minicursos e entre outras atividades.

A Petro-Sul também tem por objetivo fortalecer o contato entre os alunos, a Universidade e a indústria, além de promover o aperfeiçoamento de habilidades gerenciais, trabalho em grupo e de relacionamento corporativo dos estudantes.

DSC_4309Participaram da mesa de abertura do evento, o reitor Mauro Del Pino, o diretor do Centro de Engenharias (CEng), Cláudio Duarte, o coordenador do curso de Engenharia do Petróleo, José Wilson da Silva, do professor Valmir Francisco Risso e dos alunos Alexandre Magaldi e Natan Batiisti.

O diretor do Ceng, Cláudio Duarte, ressaltou o trabalho realizado no sentido de unir as Engenharias da UFPel que, segundo ele, qualificou a atividade e a formação comum a todos os cursos, facilitando a elaboração dos projetos pedagógicos que serão apresentados à comunidade acadêmica. Para Duarte esta qualificação é visível na qualidade dos eventos realizados pelos cursos do centro.

União, aproveitamento e troca de experiências foram as palavras centrais da fala do coordenador do curso de Engenharia do petróleo, José Wilson da Silva. Para ele, que acompanhou todos os eventos do curso, é evidente a evolução da Semana Acadêmica do curso que apresenta a cada edição novidades, mais palestras e qualificação dos temas.

DSC_4364Já o professor Valmir Risso agradeceu a presença dos estudantes e palestrantes e ressaltou que o curso de Engenharia do Petróleo está realizando o seu quarto evento em seis anos de curso. “A presença do reitor Mauro Del Pino mostra a importância das engenharias dentro da Universidade”, disse o professor agradecendo a presença do reitor.

O estudante Alexandre Magaldi agradeceu o apoio de todos para a realização do evento e ressaltou que o evento vem crescendo a cada ano com o apoio da Administração Superior da UFPel e do centro de Engenharias. A fala do estudante Natan Battisti seguiu a mesma linha, agradecendo o apoio para a realização do evento.

O reitor Mauro Del Pino falou sobre a satisfação da Reitoria em participar do III Petro-Sul por tudo que as Engenharias representam para a UFPel e parabenizou a trabalho desenvolvido dentro do centro que, segundo ele, qualifica a área. “A forma como os cursos do Ceng vêm se articulando deve ser exemplo para todos os cursos, pois é uma forma de êxito e sucesso”, disse. O reitor finalizou o seu discurso falando sobre a atual conjuntura da área. Para Del Pino, a Semana Acadêmica possibilita discussões para além do currículo o que vai influenciar diretamente nas definições das orientações da profissão.

Publicado em 25/05/2015, na categoria Notícias.