Núcleo de Inovação auxilia a agricultura familiar

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem apoiando a agricultura familiar no que tange à avaliação, inovação e desenvolvimento de tecnologias na área de máquinas agrícolas. O esforço é concentrado no Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq), fundado em 2012. Desde então, o Núcleo vem desenvolvendo uma série de iniciativas.

O Núcleo é composto por professores, funcionários e alunos do Departamento de Engenharia Rural (DER)-FAEM e Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA)-CENGE.

Segundo o coordenador do NIMEq, professor Antônio Lilles Machado, junto com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, o Núcleo desenvolve diversas atividades e projetos na área de máquinas agrícolas direcionadas principalmente à agricultura familiar. “Este é nosso foco de trabalho, por ser um setor carente em tecnologias”, pontuou. Ele também explicou que a agricultura familiar é caracterizada principalmente por pequenas propriedades, as quais não são assistidas pelas grandes e médias indústrias produtoras de máquinas agrícolas.

A equipe técnica do NIMEq é formada, além do coordenador, pelos professores Ângelo Reis, Roberto Machado, Fabrício Medeiros e Mauro Ferreira, do DER-FAEM, além de Carlos Tillmann e Amauri Espírito Santo, da FEA-CENGE.

Conforme o coordenador, mesmo os dois cursos possuindo suas próprias estruturas, atividades de pesquisa, ensino e extensão, o interesse de trabalhar em conjunto para possibilitar maior e melhor desenvolvimento de projetos na área sempre existiu.

Os projetos Debulhador de Milho Verde, Desenterrador de Disco Único, Régua de Cálculo para Calibragem de Pulverizadores Agrícolas, Semeadora-Adubadora para Microtratores e Semeadora de Plantio Direto já se encontram em processo de patenteamento.

Além destes, existem projetos em desenvolvimento. Colhedora-beneficiadora de cebolas; equipamento para o controle de plantas espontâneas pela aplicação de calor; programa computacional dedicado à seleção de tratores; encanteirador-depositor de fertilizantes para tratores de baixa potência e semeadora rotativa de tração humana são as inovações em andamento.

O Núcleo possui um site, que ainda está em fase de desenvolvimento. Lá, já podem ser encontradas, por exemplo, notícias e trabalhos publicados em congressos e revistas. Para acessar, basta clicar neste link.

Conheça os projetos desenvolvidos no NIMEq

debulhador_milho_verdeDebulhador de Milho Verde – equipamento manual, de baixo custo e de uso doméstico ou agroindustrial para retirar o grão da espiga. Recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra em 2011 na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.

desenterrador_disco_únicoDesenterrador de Disco Único – máquina desenterradora para realizar a operação de colheita mecanizada de tubérculos e raízes.

regua_calculoRégua de Cálculo para Calibragem de Pulverizadores Agrícolas – possibilita execução de forma rápida e dedicada da distribuição de agrotóxicos. Em paralelo, contribui para o uso mais adequado e racional deste e de outros produtos.

semeadora_adubadoraSemeadora-Adubadora para Microtratores – direcionada para o sistema de plantio direto, onde não há preparo prévio do solo, conta com sulcador rotativo. Recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra em 2014 na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.

semeadora_plantio_diretoSemeadora de Plantio Direto – voltada para a agricultura familiar de base ecológica, pode ser utilizada em plantio convencional ou direto e tração por trator de duas rodas ou animal.

* Com informações do Projeto Em Pauta.

Publicado em 22/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.